Paraíba

MULHERES NO SAMBA

Samba se Ata lança segunda temporada de podcast em homenagem à sambista Ivone Lara

"Quiçambas" vai ao ar nesta quarta (13) apresentando entrevistas com cantoras da capital sobre compositoras sambistas

Brasil de Fato | João Pessoa |
Grupo Samba Se Ata - Reprodução

O grupo Samba Se Ata vai dar continuidade a um projeto visando a valorização feminina no samba, com a segunda temporada do podcast “Quiçambas memoráveis das mulheres compositoras”. O programa de entrevistas vai ser lançado amanhã (13), no dia da mulher sambista e centenário de Dona Ivone Lara, caso ainda estivesse viva.

Serão três episódios, um a cada semana. O primeiro é intitulado “Respeita as guardiãs! Brincando com as ancestrais no terreiro do samba” e aborda a história e trabalho de Alessandra Leão e entrevista a Dona Nice do Choro. O segundo episódio é o "Pelas trilhas da Loba: mulheres que sambam com Alcione", com a trajetória de Alcione e presença de Salete Marrom. Para o encerramento, o projeto Quiçambas finaliza com “Lições de Elza e luta de Dandara: samba, mulheres e negritude”, abordando o legado de Elza Soares com a participação de Dandara Alves.


Podcast Quiçambas / Reprodução

Assim como a primeira temporada do podcast, esta segunda também é um produto da lei Aldir Blanc de emergência cultural, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e será disponibilizada gratuitamente nas plataformas de áudio: Deezer, Spotify e Soundcloud. Os primeiros episódios do “Quiçambas memoráveis das mulheres compositoras” continuam disponíveis nesses mesmos canais e podem ser acompanhados pelos novos ouvintes.  

O podcast “Quiçambas memoráveis das mulheres compositoras” pretende continuar a fortalecer as vozes, histórias e músicas, agora de novas personagens abordadas e paraibanas entrevistadas. Além de solidificar o nome do próprio grupo Samba Se Ata.

“Queremos fortalecer os nomes de grupos e carreiras de sambistas mulheres e incentivar o aprendizado e desenvolvimento de musicistas, instrumentistas e compositoras para equalizar a participação das mulheres sambistas na cidade de João Pessoa enquanto opção de geração de renda e trabalho para todas as pessoas envolvidas nesta cena cultural pessoense”, afirma a integrante Suzany Silva.


Podcast Quiçambas. / Reprodução

Confira a programação da segunda temporada do podcast do “Quiçambas memoráveis das mulheres compositoras”:

*Episódio 6 – 13/04:* Respeita as guardiãs! Brincando com as ancestrais no terreiro do samba
Entrevista com Dona Nice do Choro sobre Alessandra Leão 

*Episódio 7 – 20/04:* "Pelas trilhas da Loba:mulheres que sambam com Alcione"
Entrevista com Salete Marrom sobre Alcione

*Episódio 8 – 27/04:* Lições de Elza e luta de Dandara: samba, mulheres e negritude
Entrevista com Dandara Alves sobre Elza Soares


*O grupo Samba Se Ata*

Samba Se Ata é formado por Bárbara, Bruna, Dora, Deyse, Jadsely, Letícia, Lívia, Suzany e Tessy. Mulheres negras, mães, lésbicas, bissexuais e heterossexuais, instrumentistas e compositoras. A banda ocupa a cena do samba pessoense, em corpo e escolha do repertório, com a intenção de romper a hegemonia masculina da cultura sambista.

“Nós queremos propor o protagonismo das mulheres nas rodas de samba públicas, coletivas e comunitárias”, comenta Bruna Teixeira.

O grupo, que antes se apresentava com o nome de Tia Ciata Samba Clube, em homenagem direta à matriarca do samba cuja história está intimamente ligada ao surgimento do samba carioca, teve início em 2016, numa reunião de amigas provenientes de vários lugares do país e que escolheram João Pessoa como morada.
Todas compartilham do mesmo amor pelo samba e a constante indignação causada pela ausência de mulheres nas rodas de samba enquanto protagonistas da musicalidade.

“Foi dos encontros de fim de semana, sempre com muito batuque e cantoria, que a gente desenvolveu o desejo de aprender mais sobre o samba, tanto histórica quanto tecnicamente e de começar a tocar em público”, lembra a cantora Tessy Priscila.

Edição: Heloisa de Sousa