Paraíba

EM DEFESA DO INSS

Cerca 400 servidores do INSS e 40 Agências da Previdência Social estão em greve na Paraíba

Servidores reivindicam reposição salarial, realização de concurso público e direito ao atendimento presencial do cidadão

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Greve do INSS na Paraíba. - Reprodução

Na Paraíba, cerca 400 servidores do INSS e 40 Agências da Previdência Social estão em greve.  A greve nacional de servidores do INSS começou na última quarta-feira (23). Aqui no estado, as atividades foram paralisadas aos poucos na Paraíba, desde que os servidores decidiram em Assembleia na sexta (25), aderir à greve por tempo indeterminado.

As trabalhadoras e trabalhadores reivindicam a realização de  concurso público para suprir a falta de funcionários; o não fechamento das agências do INSS; o direito ao atendimento presencial ao cidadão nas unidades do órgão; a recomposição salarial data-base; a reestruturação da carreira típica de estado para o seguro social; o Fim dos adicionais de meta para o teletrabalho; o auxílio teletrabalho para o uso de internet, energia, mobiliário e equipamentos. Além de, lutar pela jornada de 30 horas semanais para o atendimento de qualidade para a população; pelo fim da terceirização do INSS; e pela derrubada do veto de R$ 1 bilhão do orçamento do INSS.

São 24 unidades federativas (21 estados e o Distrito Federal) com paralisação de atividades no INSS, e em pelo menos três estados há greve no Ministério do Trabalho: Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, segundo a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

Na manhã desta quinta(31), o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Previdência e Trabalho do Estado da Paraíba (SindsprevPB) realizou uma mobilização com servidores na Agência do INSS Centro, em João Pessoa, e fez reunião na Gerência Executiva (GEX), em Campina Grande.

"A greve do INSS está se fortalecendo a cada dia em nível nacional e também na Paraíba. Os trabalhadores estão dando mostras de engajamento nas atividades da paralisação promovidas pelo Sindicato, bem como interagindo com a população para ganhar o apoio em relação às reivindicações da categoria", afirmou a diretoria do SindsprevPB.

Nas Agências do INSS da Paraíba a adesão dos servidores é constante. Em Patos, houve atividades em frente à Agência de Previdência Social (APS). Na APS Sousa, foi realizada reunião para debater a greve. 

Programação da greve – Nesta sexta-feira(1º) haverá mobilização em João Pessoa, na APS Tambauzinho a partir das 7h; um café da manhã na APS Dinamérica, em Campina Grande, a partir das 7h, com entrega de panfletos à população; e a noite assembleia virtual com a categoria para definir encaminhamos para a próxima semana.

Negociação - No dia 5 de abril tem uma nova rodada de negociação com o governo federal, às 15h, em Brasília. As entidades nacionais e o Consórcio dos Federais estão convocados para essa reunião.  “A unidade das entidades nacionais e o Consócio dos Federais  tem sido imprescindível, não só para a  construção da greve como para o avanço das negociações”, afirma a direção do SindsprevPB.


 

Edição: Heloisa de Sousa