Paraíba

FALTA TUDO

População denuncia condições precárias no Posto de Saúde do Timbó

Segundo moradores, não tem médico, técnica de enfermagem, nem autoclave para esterilizar material da dentista

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Usuária protestando, em julho de 2021, por conta das más condições dos postos e unidade de saúde de João Pessoa. - Reprodução

Imagine um Posto de Saúde sem médico, técnica de enfermagem, sem sala de curativos? Ele existe e está localizado na comunidade do Timbó, no bairro dos Bancários. Mas os problemas não param por aí. Segundo moradores, não tem autoclave para esterilização do material utilizado pela dentista, além das salas estarem com infiltração. "Não tem banheiro para os pacientes utilizarem, nem bebedouro e também está sem médico e técnica de enfermagem", relatou uma usuária.

Em junho de 2021, médicos residentes protestaram em virtude das más condições de trabalho das unidades e postos de saúde da cidade de João Pessoa.

::Médicos residentes fazem protesto em frente à Secretaria de Saúde de JP::


Teto da recepção de uma das USF de João Pessoa / Reprodução

As más condições de trabalho foram denunciadas novamente em dezembro de 2021 quando os médicos residentes colocaram em pauta a possibilidade de entrarem de greve no dia  2 de dezembro de 2021 e afirmaram, através de postagem em uma rede social, que "a saúde de João Pessoa está em luto".

 


Post em rede social com pauta de greve dos médicos/as residentes. / Reprodução

 

A situação se refere ao Posto de Saúde da Família Timbó II. Entramos em contato com a Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa para saber a razão de tal situação. "De fato a situação dessa unidade está precária, visto que é necessário mudar a locação, quanto ao médico, venceu o contrato de residente, com a posse dos novos médicos esta semana será recontratado", se pronunciou a Secretaria de Saúde de João Pessoa através de sua assessoria de comunicação. Os moradores afirmaram que o Posto de Saúde Timbó II está sem médico há mais de um mês.

Continuaremos acompanhando esse caso e manteremos a comunidade informada a respeito.

 

Edição: Heloisa de Sousa