Paraíba

JORNADA 08 DE MARÇO

Pela vida das Mulheres, Bolsonaro Nunca Mais é tema das manifestações do 8 de Março

Atos presenciais e virtuais marcam o Dia Internacional das Mulheres na Paraíba e no Brasil

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Jornada 08M PB - Card Divulgação

Nesta terça-feira (8), é celebrado o Dia Internacional das Mulheres, e o Movimento de Mulheres e Feministas da Paraíba, juntamente com dezenas de organizações, prepararam uma agenda unificada de atividades nas ruas e nas redes, de forma hibrida, durante o mês de março.  

A programação da Jornada deste ano assume o compromisso de ampliar a luta no enfrentamento ao machismo, racismo, desemprego e a fome na agenda das mulheres durante todo o ano, com ações virtuais e presenciais em diversos municípios do estado, atentas aos protocolos de proteção e distanciamento.

Neste ano, a Jornada do 8 de Março na Paraíba tem como tema: “Pela vida das Mulheres, Bolsonaro Nunca Mais”. Adjany Simplício, uma das organizadoras da agenda amplificada, comenta que a construção do 8 de março é contra a política de morte do governo Bolsonaro e seus apoiadores ultraconservadores: “É uma vertente política que constrói a política da morte, para o povo para as mulheres e suas famílias. Nos posicionamos em nossas ações, nas redes e nas ruas, contra o racismo, o genocídio que mata todos os dias mulheres e seus filhos e filhas nas periferias, contra a fome, contra a pobreza e a carestia, por soberania e segurança alimentar, contra a violência no campo, em defesa dos nossos territórios e do meio ambiente na Amazônia, no cerrado, na Caatinga. Contra o veneno que é colocado em nossas mesas todos os dias, contra o desemprego que assola especialmente as mulheres negras, contra a feminização da pobreza, por direitos reprodutivos e pela revogação da política de arrocho na emenda constitucional 95 que retira investimentos na educação e na saúde”.

A programação, que começou no início do mês e segue até o dia 31, traz diversas ações, tais como: campanha de doações e prévias alusivas ao 8 de março na PB, ocupação de mídias sociais, comerciais e comunitárias, entrevistas, lives e podcasts, feiras, festivais, caminhada, oficinas, cursos, rodas de diálogos, plenária, palestra e seminários, mobilizações, grafite, lambes, cine na rua, campanha e intervenções de rua, sessões especiais e audiência públicas.

O início da terça-feira (8), será com o ato “Pela vida das Mulheres, Bolsonaro Nunca Mais!”, organizado pelas mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), com o apoio da ADUFPB e de outras entidades. A atividade será no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, a partir das 7h30.

Dentre as atividades unificadas está o Festival #8M2022, evocando a ARTE como expressão da RESISTÊNCIA FEMINISTA contra o machismo, o racismo e a fome vai acontecer no dia 08, as 19h, no canal do youtube da Adufpb com as artistas: Renálide Carvalho; Gláucia Lima; Vitória Ohara; Lua Isa; Nara Santos; As Gatunas; Yasmin Formiga.

Confira a chamada da artista @vitoriaohara_ para o Festival #8M2022

A Comissão Organizadora da Paraíba juntou-se com mulheres do Brasil inteiro e lançou um manifesto, em que denuncia o desrespeito e precarização da vida das mulheres.

Dentre vários aspectos, o manifesto nacional cita a atual taxa de desemprego que entre as mulheres bateu recorde no ano passado chegando a 16,8%, sendo que, para as mulheres negras, essa taxa foi de 19,8%, segundo o Dieese, o número de mulheres desempregadas no país já chega a 8,6 milhões. Denuncia que quase 51 milhões de pessoas viveram abaixo da linha da pobreza nos últimos dois anos e mais de 10 milhões passam fome, segundo Congresso em Foco.

"Neste cenário de precarização das nossas vidas, a ministra Damares Alves é uma agente da política misógina de Bolsonaro e de todo o setor conservador. Ela e seu Ministério trabalham para desmontar as políticas públicas para as mulheres, conquistadas com muita luta; não aplicam o mínimo orçamento destinado ao combate à violência; perseguem vítimas de violência sexual que buscam interromper uma gestação; propagam discursos machistas e transfóbicos que revitimização de meninas e mulheres."

"Na Paraíba, também nos juntamos para exigir das autoridades públicas estaduais respostas mais efetivas de enfrentamento a cultura de violência contra as mulheres e a impunidade de seus algozes, em especial, sobre quem facilitou, em 2020 a fuga do mentor intelectual do crime das mulheres de Queimadas, Eduardo dos Santos Pereira, que fugiu pela porta lateral do presídio de segurança máxima em João Pessoa? A fuga de Eduardo e a falta de resultado nas investigações segue sendo um atentado permanente à segurança da família das vítimas, a cada ativista feminista e a sociedade paraibana que passou a conviver com essa impunidade."

"Por tudo isso, nós, mulheres, convocamos cada uma e cada um que se compromete com a luta contra o machismo, o combate à feminização da pobreza, ao racismo, à LGBTQIAP+fobia e a todas as ações que agravam a situação das mulheres no Brasil, para ocupar as ruas no dia 8 de março."

A agenda conjunta, reune atividades de diversas organizações, seja na luta das mulheres trans e travestis, das mulheres negras, trabalhadoras rurais, indígenas, nas cidades, alcançando na diversidade de mulheres em todas as regiões do estado. "Ao unificar nossas atividades em uma só programação, as organizações do movimento feminista e de mulheres negras e indígenas da Paraíba dá o recado de que só é possível uma vida digna para as mulheres com o enfrentamento de toda e qualquer ação política de descaso com o bem viver das mulheres", destaca a Comissão organizadora.

Durante todo o festival será feito um apelo para doações pelo pix: [email protected]. A programação está sendo atualizada e divulgada diariamente através do perfil @movmulheresp, no Instagram, Facebook e Twitter.
 

Programação completa para baixar (em PDF) —> CLIQUE AQUI

São mais de 50 organizações envolvidas, dentre sindicatos, associações, coletivos, ongs, partidos políticos, movimentos sociais e foruns. Confira:

1. Ação Solidária
2. ADUF Sind/ANDES-SN
3. APOENA
4. Articulação de Mulheres Brasileiras - PB
5. ASDP
6. AS-PTA
7. ASSAMP
8. Associação de Mulheres Feministas de Juarez Távora AMUF-JT
9. Católicas pelo Direito de Decidir - CDD
10. Central dos Trabalhadores e Trabalhadora do Brasil - CTB
11. Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras - CUT
12. Centro de Mulheres 8 de Março
13. CMM
14. CMPI
15. Comissão Pastoral da Terra
16. Cunhã Coletivo Feminista
17. FETAG - PB
18. Fórum de Mulheres em Luta da UFPB
19. Frente Feminista do Levante Popular da Juventude
20. Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Marias Quitéria
21. GT “Mulheres e Agroecologia” da Articulação do Semiárido Paraibano -ASAPB
22. Mandato Dep. Estela Bezerra
23. Mandato Vereador Zé Gonçalves
24. Marcha Mundial das Mulheres - MMM
25. Movimento de Mulheres em Luta/Conlutas - MML
26. Movimento de Mulheres Olga Benário
27. Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direito - MTD
28. Movimento Sem Terra - MST
29. MUDE
30. Pachamamá Coletivo Mães
31. Pastoral da Pessoa Idosa e da Criança
32. Secretaria de Mulheres do PT.
33. SEMEAR
34. Setorial de Mulheres do PSOL
35. Sindicato das Trabalhadoras Domésticas
36. Sindicato dos Bancários/PB - Secretaria de Mulheres
37. Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura do Polo da Borborema:
Alagoa Nova, Areial, Esperança, Remígio, Montadas, Matinhas, Massaranduba,
Queimadas, Lagoa Seca, Lagoa de Roça, Arara, Solânea e Algodão de Jandaíra
38. SINFEMP
39. UAC
40. UMAC
41. União Brasileira de Mulheres - UBM
42. UP

 

 

Edição: Heloisa de Sousa