Paraíba

ARTIGO

A morte e a morte de Arnaldo Jabor. Notinha

Esse Jabor colaborou para a tragédia que estamos enfiados hoje. Mesmo que ele tenha feito críticas tardias a Bolsonaro

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Internet - Foto: Ilustrativa

Por Romero Venâncio*

Soube nesse momento do falecimento do escritor e cineasta Arnaldo Jabor. Luto!

De um ponto de vista assumidamente pessoal, Jabor estava culturalmente morto e por opção e pelos rumos que sustentou durante décadas.  O crítico e professor da USP Ismail Xavier já havia dado conta dessa transformação do Jabor a partir dos anos 80 num ensaio extraordinário publicado no livro “O olhar e a cena”. Xavier vai fundo e acredito que deixou Jabor bastante chateado. Mas ele apenas diz e demonstra o obvio das opções políticas bem à direita do Jabor e o serviço que prestou a um setor do empresariado predador desse país. Ismail faz esta crítica ferina por saber do passado de Jabor no cinema novo e na resistência à ditadura que seus filmes representam. 

Jabor tem os três grandes filmes dos anos 70 e que nos faz perceber a “classe média” e seus delírios como tema e horizonte. Num diálogo singular com a obra de Nelson Rodrigues, Jabor foi fundo. Lembro de: “Toda nudez será castigada”, “O casamento” e “Tudo bem”. Filmes inesquecíveis. E necessários ainda hoje... e mais, ainda hoje. Os filmes massacram uma classe média delirante, fascista, hipócrita e sempre à disposição para apoiar ditaduras. Mas não sem trazer a baila personagens marginais como ponto de contradição da teleologia das classes dominantes. O palavrão, a cultura popular, os sonhos dos pobres, a religiosidade popular... Estão em confronto com o tradicionalismo, o catolicismo de fachada, a ostentação do luxo das classes dominantes e das classes médias apoiadora dos de cima.

Jabor tem mais um mérito nesses filmes dos anos 70: a forma freudiana como trabalha a sexualidade(s) no cinema. Criticar o moralismo e as maneiras de “repressão sexual” foi um ponto forte do cinema de Jabor e num contexto de ditadura moralista. Percebe-se uma dimensão libertaria do sexo. Prostitutas, homossexuais, transsexuais (lembro da travesti Vera Abelha do filme “Eu te amo”. Impecável interpretação). Era preciso explodir essas formas ressentidas de ver e sentir o sexo. Jabor tinha consciência disto.

Recuando ainda mais. 1967 e o seu fabuloso e pioneiro: “A opinião pública”. Um documentário de tese sobre a classe média e as razões subliminares de seu apoio ao golpe de 1964 e à ditadura que se seguiu. Jabor nos joga na cara uma juventude idiota, uns funcionários públicos delirantes e tolos, umas donas de casa sem sonho ou perspectiva... Uma classe média imersa em seu moralismo hipócrita e religioso. Essa gente se identifica com as patriotadas de militares, padres e pastores de plantão.

Por fim, recuando mais ainda encontramos uma pequena obra de gênio: “O circo” (1966). Um curta sobre a morte lenta do circo popular. Jabor vai a cidade de Niterói e ao centro do Rio de Janeiro para filmar, escutar e nos mostrar palhaços, dançarinas, anões e contratadores de pessoas para trabalhar em circos. Um fundo musical melancólico tirado de J. S. Bach. Filme singular. Jabor nascia para o cinema como aquele cineasta em aliança com os de baixo e com um projeto popular de Brasil. O que ele abandonou nos anos 80 e 90 e abraçou a ideologia neoliberal e tornou-se seu porta voz na Globo e na Folha de São Paulo. Morreu a primeira vez. Esse Jabor colaborou para a tragédia que estamos enfiados hoje. Mesmo que ele tenha feito críticas tardias a Bolsonaro e seu grupo. Seu antipetismo foi maior e fatal. Deveria ser eleitor de Sérgio Moro se vivo estivesse.
Hoje, ele morreu de vez. Siga em paz.

*Romero Venâncio - Professor no Departamento de Filosofia - UFS

Edição: Heloisa de Sousa