Minas Gerais

PREOCUPANTE

BH registra maior carga do novo coronavírus em esgotos desde abril de 2020

Segundo professor da UFMG, as cargas virais indicam a quantidade de pessoas infectadas, com ou sem sintomas

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

Comparada à quantidade de cópias virais identificadas na primeira semana de 2022, a carga encontrada corresponde a um número quatro vezes maior - Foto: Instituto Trata Brasil/Divulgação

O último levantamento realizado pela Rede Monitoramento Covid Esgotos identificou, em Belo Horizonte, a maior carga do novo coronavírus nos esgotos da cidade, desde abril de 2020.  

Durante a terceira semana epidemiológica, de 16 a 22 de janeiro de 2022, foram identificadas 622 bilhões de cópias do vírus por dia para cada 10 mil habitantes nas duas principais estações de tratamento de esgotos (ETEs) da capital mineira: a ETE Arrudas e a ETE Onça. Ao todo, as estações atendem aproximadamente 70% da população belo-horizontina. 

Comparada à quantidade de cópias virais identificadas na primeira semana de 2022, a carga encontrada corresponde a um número quatro vezes maior. Na ocasião, entre os dias 2 e 8 de janeiro deste ano, foram identificadas 143 bilhões de cópias por dia para cada 10 mil habitantes de BH.


Carga de SARS-CoV-2 e número de novos casos de Covid-19 em Belo Horizonte ao longo do período de monitoramento / Imagem: Rede monitoramento COVID esgotos

Além de Belo Horizonte, a rede também observou aumento considerável em outras três capitais - Curitiba, Fortaleza e Recife - e no Distrito Federal. 

A Rede Monitoramento Covid Esgotos é coordenada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações de Tratamento de Esgotos Sustentáveis (INCT ETEs Sustentáveis) e pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

César Mota, professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do INCT ETES Sustentáveis, acredita que os dados do monitoramento servem de alerta à população e às autoridades.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“As cargas virais indicam a quantidade de pessoas infectadas, com ou sem sintomas, o que é especialmente relevante no Brasil, que testou percentual muito pequeno da população. Os tomadores de decisões têm acesso também a situações localizadas, por exemplo, em bairros cujos moradores são mais vulneráveis no que diz respeito à saúde”, afirma.    

Sem transmissão

A rede explicou ainda que, embora seja detectada a presença de concentração do material genético do vírus nos esgotos, não há comprovação de que este possui forma ativa e infecciosa neste ambiente.

 

Edição: Larissa Costa