Paraíba

CALENDÁRIO ESPORTIVO

Artigo | O que 2022 reserva para o esporte na Paraíba?

Do automobilismo ao futebol, a Paraíba continua sendo um estado competitivo

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |

Ouça o áudio:

Competição de automobilismo. - Foto: Divulgação/José Mario.

2021 chegou ao fim, mas trouxe grandes momentos para o esporte paraibano que continuam se perpetuando neste início de 2022. Depois de um ano olímpico proveitoso, onde o Nordeste teve um destaque importante e mostrou para o mundo e para o todo o país a potência esportiva que existe na região, os olhos se voltaram para nossos atletas, principalmente, os paraibanos Paralímpicos, que têm base forte no estado e títulos consolidados, a exemplo de Silvana Fernandes, Petrucio Ferreira, Parré, entre outros.  

Botafogo, Campinense e Sousa estreiam na Copa do Nordeste no dia 23 de janeiro, na fase de grupos. A Paraíba entra nessa fase da competição com times do sertão ao litoral, o que já mostra uma evolução e um passo importante para a representatividade do futebol no estado. Em uma partida emocionante no ano passado contra o time do ABC do Rio Grande do Norte, o Dino, como é conhecido o time do Sousa, se classificou para a fase de grupos e segue com expectativas altas para o início da competição. 

O vôlei de praia e o basquete chegam fortes para as competições anuais. Das areias de Cabo Branco surgiram duplas sub-15 e sub-20 que se destacaram em competições nacionais no fim do ano passado e já se preparam para encarar o calendário do voleibol 2022. O Basquete Unifacisa continua sua jornada na NBB e logo neste começo de ano conquistou a vaga antecipada para a Copa Super 8, disputa na qual o vencedor representa o país na Champions League das Américas.

No futebol feminino, temos as Belas do Botafogo/PB e o time VF4, campeãs do Paraibano 2021 que estarão, respectivamente, nas disputas do Brasileirão Feminino das Séries A2 e A3. Este ano o Projeto VF4 se comprometeu a investir mais ainda no futebol feminino e vem realizando peneiras nesses meses de janeiro e fevereiro por toda a Paraíba em busca de novas atletas para o clube. 

No automobilismo, a Paraíba pode afirmar estar vivendo seus anos de ouro com um 2021 recheado de competições e muitos elogios à boa estrutura para receber disputas. O estado já garantiu, neste início de 2022, a realização da etapa final da Regional Cup, que faz parte da disputa Sul-Americana de Kart realizada pela Federação Internacional de Automobilismo – FIA. 

A Paraíba vem fazendo bonito no que se refere ao esporte e vem consolidando atletas e marcas para além do futebol. Investimentos, projetos e competições estão a todo vapor e pode-se visualizar um bom ano para o calendário esportivo da região. Que 2022 chegue e, como já afirmei diversas vezes aqui, acredito no esporte e nessa gigante capacidade de promover transformações sociais que integram, incluem, educam e salvam vidas.

*Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do Brasil de Fato.

Edição: Carolina Ferreira