Rio Grande do Sul

IMUNIZAÇÃO

Rio Grande do Sul inicia vacinação de crianças entre 5 e 11 anos no dia 19 de janeiro

Secretaria Estadual de Saúde confirmou a data em reunião nesta segunda; imunização começa por crianças com comorbidades

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Segundo a prefeitura, o município já vacinou toda a população acima de 12 anos - Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19 vai iniciar simultaneamente no próximo dia 19 de janeiro em todos os municípios do Rio Grande do Sul, informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta segunda-feira (10). Os primeiros a serem vacinados serão os meninos e meninas que possuem alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos. Em seguida, será a vez das crianças sem comorbidade.

A SES informou que a aplicação será realizada em sala exclusiva, com um espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Eventos adversos após a vacinação devem ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde.

Pelo cronograma, segundo a pasta, a imunização das crianças sem comorbidade poderá começar ainda em janeiro, com a primeira dose sendo aplicada para quem tem 11 anos de idade. Em fevereiro, deverá inicia a vacinação dos meninos e meninas de dez e de nove anos. Em março, será a vez daquelas com oito anos. Para as outras idades, a Secretaria da Saúde aguarda a previsão de remessas de vacinas pelo Ministério da Saúde.

Ainda segundo a SES, crianças indígenas e quilombolas serão vacinadas conforme orientação futura do Ministério da Saúde, com doses destinadas a este público.

O primeiro lote, com 1,248 milhão de doses, está previsto para chegar ao estado na próxima quinta-feira (13). Outros dois lotes com a mesma quantidade devem ser entregues nos dias 20 e 27.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira