Paraíba

MEMÓRIA

Fuba lança livro e PT faz homenagem a Derly Pereira

Primeiro vereador pelo PT recebeu o reconhecimento pela construção do partido no estado

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Homenagem a Derly Pereira. - Marcos Freitas

O Partido das Trabalhadoras e Trabalhadores da Paraíba (PT) preparou uma homenagem ao primeiro vereador de João Pessoa na noite desta quarta (22). Derly Pereira escutou e recebeu a demonstração de carinho por tudo que ele representou e contribuiu ao longo de sua vida, de vários ex-presidentes estaduais e municipais do PT da Paraíba, assim como do Mestre Fuba, que lançou, na ocasião, o livro de sua autoria "Paraíba 1930: a verdade omitida".


Livro de autoria de Fuba. / Marcos Freitas


Fuba durante o lançamento de seu livro "Paraíba 1930: a verdade omitida". / Otávio Ivson


"Pensar no PT da Paraíba sem Derly é uma coisa quase impossível, Evidentemente que Derly não fez isso sozinho. Participar desse momento é uma coisa ímpar, reconhecer a contribuição de um companheiro na construção do PT e da retomada do Sindicato dos Bancários para a luta da classe trabalhadora da Paraíba", disse Renato Luiz de Lima, ex- presidente do PT -PB.

Já para Almir Nóbrega, dirigente do PT da Paraíba, Derly é produto, inspiração e expiração. " Como partícipe importante de movimentos de luta pelos interesses mais gerais de uma sociedade mais justa, menos desigual. É também um símbolo de resistência incansável na luta em defesa intransigente da nossa soberania e da democracia, com respeito a constituição cidadã, fruto da luta de gerações e de vidas ceifadas por resistirem a opressão do capital e dos vendilhões da pátria". 

Segundo Jacson Macêdo, atual presidente estadual do PT, o significado dessa homenagem, do PT a Derly, é um reconhecimento e também um agradecimento ao seu trabalho na luta pela construção do PT, "seja como militante, dirigente, parlamentar seja como referência que nos representa com altivez, sobriedade, simplicidade e naturalidade", afirmou Jackson.


Ex-presidentes do PT -PB. / Marcos Freitas


Geração de sindicalistas da categoria bancária formadas por Derly Pereira prestando homenagem. / Otávio Ivson

Durante a homenagem, o setor sindicalista dos bancários lembrou da luta de Derly para amparar os trabalhadores que ficariam desempregados por causa da privatização do Paraiban, banco estadual. O vereador Marcos Henriques (PT) falou do legado de Derly Pereira. Esse momento emocionou a todos, ao lembrar da sustentação oral que Derly fez para os juízes do Tribunal Regional do Trabalho, mudando o voto do relator e acabou garantindo o dissídio coletivo para a classe bancária.

Veja algumas fotos desses momento:


Derly Pereira, ao lado de partidários, durante homenagem. / Otávio Ivson


Mural feito em homenagem a Derly Pereira. / Otávio Ivson


Durante homenagem a Derly Pereira. / Otávio Ivson

 

Edição: Heloisa de Sousa