PROGRAMA DE RÁDIO

Paraíba de Fato destaca, em entrevista, o funcionamento do Fundeb

Demais temas foram terras indígenas, violências LGBTQIAPfóbicas, forró, inflação, esporte e cultura

Ouça o áudio:

sala de aula
"O Fundeb é essencial para a sobrevivência da educação brasileira. Ele visa reduzir as desigualdades entre as redes de ensino e a valorizar e reconhecer os profissionais da educação, que correm sérios riscos com essas aprovações de PEC, na Câmara Federal e no Senado, de ampliar os profissionais que têm direito ao fundo", explica Soraya Cordeiro. - Arquivo/EBC

No sábado (18), mais uma edição do Programa Paraíba de Fato foi ao ar. A entrevista da vez foi com Soraya Cordeiro, representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep/PB) no Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Confundeb). Soraya também é diretora do Sintep/PB. Ela explicou como funciona o Fundeb e o contexto no estado da Paraíba.

O programa ainda pautou a Instrução Normativa nº 9, de 2020, da Fundação Nacional do Índio (Funai), que libera que áreas indígenas sejam transferidas de titularidade. Na Paraíba, a ação afeta os territórios Potiguara e Tabajara, no Litoral Norte e Litoral Sul, respectivamente; e acerca das violências LGBTQIAPfóbicas* no estado. O programa também trouxe um comentário de Joana Alves, presidente da Associação Balaio Nordeste, grupo responsável por entrar com o requerimento, a fim de que o forró fosse considerado como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo o pedido aceito.

Seguindo, a economista Ana Cristina de Oliveira Mélo falou sobre a inflação e a influência nos preços dos alimentos da ceia natalina. O quadro Hora do Esporte com o tema da inclusão social através do futebol e o quadro Agenda cultural** finalizaram o programa.

O programa Paraíba de Fato vai ao ar todo sábado, na Rádio Sanhauá AM 1280, das 09h às 10h. Aos domingos, de 12h às 13h, a edição é reprisada na Rádio Mangabeira FM 104,9.

Confira aqui no site o programa completo e no Spotify.

*Essa matéria também pautou a 20ª Parada LGBTIAP+ da Paraíba, que iria acontecer de 19 a 23 de dezembro, de forma virtual. Entretanto, no domingo (19), os movimentos organizadores do evento publicaram um comunicado de adiamento, informando que nova data será divulgada em breve.

**A agenda cultural trouxe o chamamento da vocalista e guitarrista da banda Gatunas, Ruanna Gonçalves. O grupo estava na programação da 20ª Parada LGBTQIAP+ da Paraíba. 

Edição: Carolina Ferreira