PROGRAMA DE RÁDIO

Tradição da Festa de Iemanjá é tema da entrevista do Paraíba de Fato

Outros assuntos são o passaporte da vacina, Dia Internacional dos Direitos Humanos, sociologia, esporte e cultura

Ouça o áudio:

Tradicional Festa de Iemanjá, em 2019, na Praia de Cabo Branco, João Pessoa/PB. - Foto: Diego Nóbrega

Na Paraíba, a Homenagem a Iemanjá, que aconteceu na quarta-feira (08) e tem uma história de 55 anos, levantou o tema da entrevista do Programa Paraíba de Fato, do sábado (11). Sendo assim, a entrevista do dia foi com Cristiane Nepomuceno, antropóloga e professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ela falou de diversidade religiosa, sincretismo, tradição da homenagem a Iemanjá, história e cultura popular. 

A matéria do programa foi sobre o chamado passaporte da vacina – comprovante de vacina contra Covid-19, com esquema vacinal completo –, que na Paraíba, é obrigatório para entrada em bares, restaurentes, órgãos públicos, entre outros. Também fizeram parte do programa um comentário do Padre Xavier, do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Romero, sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro; e uma dica de leitura feita por Pedro Couto, sociólogo e professor, em alusão ao Dia do Sociólogo e da Socióloga, celebrado também no dia 10 de dezembro. Para finalizar, o quadro a Hora do Esporte e Agenda Cultural, esse último com informações do 16º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que teve início na quinta-feira (09) e vai até o dia 15 de dezembro, com programação presencial em João Pessoa e remota, através do site do festival. 

O Programa Paraíba de Fato vai ao ar todo sábado, ao vivo na Rádio Sanhauá AM 1280, das 09h às 10h. Aos domingos, de 12h às 13h, a edição é reprisada na Rádio Mangabeira FM 104,9.

Confira aqui o programa completo e no Spotify.  

Edição: Carolina Ferreira