Paraíba

CLIMA FAVORÁVEL

Artigo | Vôlei de Praia: Paraíba de volta ao destaque nacional

As areias paraibanas continuam formando grandes atletas para competições nacionais e internacionais

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |

Ouça o áudio:

Álvaro Filho e Evandro. - CBV

Nessas últimas semanas, a Paraíba voltou a ser destaque no cenário nacional e internacional do vôlei de praia. O paraibano Álvaro Filho, que joga em dupla com o carioca Evandro, conquistou seu terceiro título brasileiro na última etapa do Circuito Nacional da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), o evento aconteceu no Mato Grosso. E na Colômbia, os irmãos paraibanos Renato e Rafael, trouxeram para casa o ouro nos Jogos Pan Americanos Junior 2021. 

Das areias paraibanas nascem talentosos atletas para a modalidade.  O estado sempre foi palco e sediou muitas etapas do circuito brasileiro de vôlei, assim como tem espalhado por toda a orla de Cabo Branco muitas escolas que treinam e preparam atletas, sejam eles de alto nível ou amadores.


Renato e Rafael, atletas paraibanos que conquistaram o ouro nos Jogos Pan Americanos Junior 2021. / COB

Destacamos também o trabalho realizado pelo atleta pessoense George Wanderley, que ficou em segundo lugar no Circuito Nacional. Ele que faz dupla com André Stein (ES), perdeu a última etapa justamente para a dupla Álvaro e Evandro. 

No feminino temos a atleta paraibana Andressa Cavalcanti que conquistou o quarto lugar na classificação geral junto com sua dupla Vitória, do Rio de Janeiro. 

O Circuito Nacional em Cuiabá ainda recebeu a nova geração do vôlei de praia brasileiro na etapa Sub-17, que contou com a participação de duas duplas paraibanas Dudu/Gabriel e Clara/Raissa. As meninas acabaram perdendo para atletas do Rio de Janeiro, mas a dupla Dudu e Gabriel conquistou o título masculino superando por 2 x 0 os paranaenses Gustavo e Vinícius.

Clima favorável e boa estrutura


O trabalho de base que é realizado em João Pessoa tem atraído atletas do país inteiro para treinar nas areias paraibanas. Com uma orla em boas condições de estrutura para treinos e um clima favorável à prática do esporte, o vôlei de praia se tornou o queridinho dos paraibanos e não é a toa que de João Pessoa surgem grandes destaques para o esporte de alto nível. 

A força do voleibol no estado se consolida a cada dia e Álvaro Filho retoma esse destaque nacional e internacional, seja em sua participação nas últimas Olimpíadas de Tóquio ou no seu terceiro título brasileiro no Circuito Nacional se colocando, sem sombra de dúvidas, como um dos maiores atletas do país na modalidade.
 
O voleibol paraibano é um celeiro de grandes campeões! 


 

Edição: Heloisa de Sousa