Minas Gerais

VITÓRIA

Justiça suspende licença de empreendimento que ameaça patrimônio cultural de Santa Luzia (MG)

Caso a decisão seja descumprida, multa será de R$100 mil por cada ato praticado

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

Terreno do empreendimento Cidade Jardim é próximo à margem do Rio das Velhas e ao Centro Histórico de Santa Luzia - Reprodução/Luzias

A Justiça de Minas Gerais concedeu, na última sexta-feira (12), uma liminar que suspende a licença ambiental prévia emitida pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Codema) de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que autorizava a construção do empreendimento Cidade Jardim. A decisão foi tomada após Ação Civil Pública feita pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Para Ministério Público, processo possui “irregularidades no licenciamento ambiental, cultural e urbanístico”

O empreendimento, de responsabilidade da Emccamp Residencial S.A., visa o parcelamento do solo da antiga fazenda Vicente Araújo para fins residenciais e comerciais. O terreno tem área superior a 49 hectares e está próximo à margem do Rio das Velhas e do Centro Histórico de Santa Luzia. Moradores da cidade e o movimento Salve Santa Luzia apontam que o empreendimento causaria danos ao patrimônio cultural, ao meio ambiente e à população da cidade.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Em nota, o MPMG afirma que o processo possui “irregularidades no licenciamento ambiental, cultural e urbanístico, com destaque à inobservância das normas que disciplinam a efetiva participação popular, a impessoalidade e a publicidade dos procedimentos”.

 

Edição: Larissa Costa