Paraíba

EMBOSCADA

Polícia tem várias linhas de investigação sobre assassinatos de pai e mãe de santo em Caaporã

Sacerdote Johnny de Siríaco e a Sacerdotisa Alyne Vieira foram executados no domingo (14) à noite

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Johnny de Siríaco e Alyne Vieira, ambos sacerdotes da Jurema Sagrada. - Reprodução

Na noite de domingo (14), o pai de santo, Johnny de Siríaco, e sua esposa, também mãe de santo, Alyne Vieira Ribeiro foram assassinados quando chegavam em casa, por volta das 21h, na Rua Valentin Cordeiro, bairro de Santo Antônio, na cidade de Caaporã, litoral paraibano. Cada um foi alvejado com um tiro, segundo a Polícia, por uma dupla que estava de moto.

O delegado da Polícia Civil, Hugo Hélder, responsável pela investigação do homicídio, não descarta nenhuma linha de investigação no momento, incluindo a de intolerância religiosa, no entanto, ainda não é possível afirmar nada com certeza. Quando a polícia chegou ao local do crime, o carro no qual as vítimas estavam, encontrava-se ligado, o que leva a crer que o veículo estava em movimento quando os tiros foram disparados. Nenhum pertence do casal foi levado. 

Segundo familiares e amigos, era desconhecida a existência de ameaças contra Johnny de Siríaco e Alyne Vieira. Os dois eram sacerdotes da Jurema Sagrada, "fihos do Sacerdote Siríaco, um dos mais velhos juremeiros da cidade de Alhandra", segundo o Fórum de Diversidade Religiosa da Paraíba, e lutavam para consolidar a religião na cidade. Quem souber alguma informação a respeito do crime, pode ligar para o Disque Denúncia 197 e contribuir, a ligação é sigilosa. 

O Fórum de Diversidade Religiosa da Paraíba emitiu uma nota de luto sobre os assassinatos, confira a seguir:

Nota de Luto:

É com profundo pesar que trazemos a notícia do falecimento dos queridos, Sacerdote Johnny de Siríaco e de sua esposa a Sacerdotisa Alyne Vieira, decorrente de uma emboscada no qual foram assassinados covardemente sem que tivessem como fugir ou se defender, colhendo-os em tenra idade para a morada eterna.

Guerreiros esses, que sempre lutaram o bom combate no que tange a luta pela diversidade religiosa no país e em prol do reconhecimento da Jurema Sagrada.
Ambos filhos do Sacerdote Siríaco, um dos mais velhos Juremeiros vivos da cidade de Alhandra.

O Sacerdote Juremeiro Johnny Siríaco foi um dos membros do Fórum Diversidade Religiosa-PB, no qual estava implantando uma célula do mesmo na cidade de Caaporã, onde veio a falecer.

Sempre representou a Jurema Sagrada, junto aos eventos pelo Respeito à Diversidade Religiosa, trazendo luz, construindo pontes e lutando contra o preconceito e a intolerância religiosa.

Amigos queridos, militantes e ativistas presentes e mensageiros da paz e da coexistência harmoniosa.

Que estejam juntos nas Sagradas Cidades da Jurema, olhando por nós!

Pedimos justiça para a solução desse infortúnio e que as investigações cheguem àqueles que ceifaram a vida dessas duas vidas preciosas!

(João Pessoa, 14/11/2021)

 

Edição: Heloisa de Sousa