Rio de Janeiro

IMUNIZAÇÃO

Cidade do Rio tem mais de 90% da população adulta totalmente imunizada contra covid

Segundo o painel de vacinação da Prefeitura, mais de 70% da população total da cidade completou o ciclo vacinal

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Prefeitura espera alcançar 75% da população total imunizada até o final de semana; Confira o calendário de vacinação - Divulgação

O município do Rio de Janeiro atingiu a marca de 90,6% da população adulta totalmente imunizada contra a covid-19. Segundo o painel de vacinação da Prefeitura, mais de 70% da população total da cidade já recebeu duas doses ou a vacina de dose única.

Leia mais: No Rio, 94,5% dos pacientes internados na rede municipal com covid-19 não se vacinaram

Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes (PSD) comentou sobre a próxima fase de flexibilização na cidade com o avanço da vacinação.

"Acredito que até o fim desta semana, até sábado, a gente deva atingir a meta da terceira fase proposta pelo Comitê Científico, que é a fase onde a gente alcança 75% da população total vacinada com as duas doses. Aí você tem uma série de gatilhos previstos pelo Comitê Científico, entre eles o fim da obrigação de máscaras em espaços fechados", disse ele.

Paes afirmou, no entanto, que não sabe se a capital vai acompanhar o comitê nas decisões: "Provavelmente, a gente deve permanecer com a obrigatoriedade [da máscara] e o fim da multa de não utilização em espaço fechado”.

Calendário de vacinação 

A Secretaria Municipal de Saúde antecipou a segunda dose da vacina da Pfizer para pessoas com 17 anos ou mais. O intervalo entre as doses para esse público foi reduzido de 12 semanas para a partir de 21 dias.

Leia também: Rio tem uma das maiores altas de preço na cesta básica em todo o país, aponta Dieese

Nesta quarta-feira (10), a primeira dose na capital fluminense será destinada para crianças com 12 anos ou mais, já a dose de reforço é para as pessoas com 62 anos ou mais. Profissionais e trabalhadores da saúde que tomaram a segunda dose até o dia 31 de maio e pacientes com alto grau de imunossupressão com 12 anos ou mais também podem tomar a dose de reforço.

Para a vacinação é preciso apresentar documento de identificação original com foto, CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Para a segunda dose é importante levar também o comprovante da primeira aplicação. Encontre a unidade mais próxima no site: prefeitura.rio/ondeseratendido

Edição: Clívia Mesquita