Rio Grande do Sul

Poesia

Livro "Canção de Assobiar Sozinho" será lançado na Feira do Livro nesta sexta-feira (5)

Obra do autor Marco Araujo reúne 37 poemas, divididos em "estações-sentimento"

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Marco Araujo lança seu primeiro livro de poesias, baseado em seus sentimentos pelas cidades do estado - Foto: Malena Caminha

O livro de poesias "Canção de Assobiar Sozinho" é a primeira publicação do artista gaúcho Marco Araujo. O lançamento ocorre nesta sexta-feira (5), às 18h, em evento no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1020), no Centro de Porto Alegre. A atividade integra a programação da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre.

O livro é apresentado pelo poeta e prosador gaúcho Ricardo Mainieri, conta com o prefácio do escritor Dilan Camargo e com ilustrações de Malena Caminha. A obra reúne 37 poemas divididos em "estações-sentimento".

Segundo a divulgação do livro, Marco declara seu amor à poesia e um intenso respeito à vida. Faz referência à cidade de Rio Grande, sempre presente em suas produções, mas também a Porto Alegre, cidade que escolheu para viver.

O preço médio de venda será de R$ 30. O livro pode ser adquirido na banca do Memorial do RS e na Via Sapiens Livraria (Rua da República, 58).

Sobre o autor

Marco Araujo nasceu em Rio Grande (RS), no ano de 1960. É poeta, cantor, compositor, documentarista e produtor cultural com destacada atuação no Sul do Brasil. Formado em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco, reside em Porto Alegre desde 1986, lugar que escolheu para viver e desenvolver seus projetos artísticos.

Em 2010 foi agraciado pela Assembleia Legislativa do RS com o Troféu Vitor Mateus Teixeira de Melhor Cantor Gaúcho, devido seu trabalho com a música e cultura litorânea do RS, através da sua participação no Festival de Cosquim na Argentina (2006) e pelo CD Mar de Dentro, lançado em 2008.

Em 1982, participou de Giribanda  – Antologia Poética Riograndina – Tomo I, da qual o poema “Manoel da Cruz e sua filha” é publicado com destaque pelo Caderno Letras & Livros do Jornal Correio do Povo. No mesmo ano, tem a publicação do poema “O Fim de Vera”, com ilustração de Aliedo, na contracapa do referido caderno.

Em 2006, fez parte do grupo que, com Soninha Porto, criou a Poemas à Flor da Pele, na qual participa de várias antologias e dirige o espetáculo Raiz da Poesia. Em 2007, com o poema “Quebranto de Poeta Triste”, venceu a 2ª edição do Prêmio Lila Ripoll de Poesia da Assembleia Legislativa do RS. Em 2012, participa do livro Doido Eu – Coletânea Nacional de Crônicas, com o texto “Violeta”.

Como documentarista, assina os roteiros de Embaixada – No Ensaio de Pagamento de Promessa Quicumbi, Território Quicumbi – A importância do negro no litoral do RS e Território Quicumbi – Feijão Sopinha. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira