Rio de Janeiro

MATA ATLÂNTICA

Câmara do Rio aprova preservação de floresta com voto contrário de Carlos Bolsonaro

Floresta do Camboatá, em Deodoro, tem mais de 200 mil árvores de 146 espécies e daria lugar a autódromo

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Floresta Camboatá
Construção do empreendimento demandaria derrubada de mais de 200 mil árvores de 146 espécies e desmatamento de uma área de quase 160 hectares - Jefferson Teófilo/Prefeitura do Rio

Os vereadores do Rio de Janeiro aprovaram na última quarta-feira (3), por 36 votos a um, o projeto de lei 1345/2019 para proteger o último trecho da Mata Atlântica plana no município do Rio. O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) foi o único a votar contra a proposta de proteção da área ambiental da Floresta Camboatá, em Deodoro, na zona oeste da capital.

Leia mais: MP investiga irregularidade em processo de licitação de autódromo no Rio

Na época dos Jogos Olímpicos de 2016, a Prefeitura do Rio chegou a propor que se construísse um autódromo na área da floresta. A proposta de Eduardo Paes (PSD) gerou forte mobilização popular e de ambientalistas. No início de 2021, ao tomar posse do novo mandato, Paes assumiu o compromisso de manter a floresta.

A construção do empreendimento demandaria a derrubada de mais de 200 mil árvores de 146 espécies e o desmatamento de uma área de quase 160 hectares. Agora, o projeto de autoria do ex-vereador Renato Cinco e do vereador Célio Lupparelli (DEM) segue para sanção de Paes.

O vereador Chico Alencar (Psol) destacou a mobilização popular intensa e constante contra a tentativa de destruir a floresta e, ao criticar Carlos Bolsonaro, lembrou do histórico negativo do governo federal nas pautas ambientais.

"Graças à incansável mobilização de moradores e ativistas, o autódromo não vingou e a floresta escapou da destruição. Agora podemos garantir de vez a proteção ambiental do Camboatá por meio desse PL, que ainda passará por 2ª votação. Adivinhem de quem foi o único voto contrário à preservação da Floresta do Camboatá? Carlos Zero Dois, o próprio".

Leia também: No RJ, ato em frente à Ancine denuncia censura ao filme Marighella e desmonte do setor cultural

O vereador Lupparelli, coautor do projeto de lei, ressaltou que o momento é desafiador e que projetos de preservação do meio ambiente têm que ser colocados em prática. Ele disse que a Câmara dá o exemplo aos moradores do Rio, principalmente às crianças e jovens que estão iniciando a sua vida com respeito à questão ambiental.

"Um bom exemplo a dar a todo o estado do Rio de Janeiro e a todo o Brasil, porque hoje infelizmente estamos percebendo que nós não estamos muito bem na discussão ambiental mundo afora. Estamos sendo vistos como párias na questão ambiental”, enfatizou Lupparelli, em crítica direta à condução da pauta ambiental pelo governo Bolsonaro.

Edição: Eduardo Miranda