Paraíba

CURTAS

Paraíba de luta: o sucesso nas artes marciais e o futuro dos paraibanos no esporte

Evento Kamikaze Fight valoriza e divulga o Muay Thai na Paraíba

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |

Ouça o áudio:

Federação Paraibana de Muay Thai também realiza a 5ª e 6ª edição do Kamikaze Fight, em Campina Grande e João Pessoa, respectivamente. - Elias Trajano

Não é de hoje que ouvimos falar de paraibanos e paraibanas em competições de importância dentro dos esportes de luta.  Organizações como UFC e PFL mostraram a potência de atletas paraibanos como Luana Pinheiro, Bethe Correia e Antônio Carlos Jr., que fizeram e fazem história nas competições internacionais.

Recentemente, a campinense Bethe Correia, aos 38 anos, anunciou sua aposentadoria das artes marciais mistas, o MMA, realizando sua última luta em outubro deste ano.  Luana Pinheiro, que é natural de João Pessoa, fez sua estreia no UFC em maio deste ano e segue rumo a novas conquistas, realizando neste mês de novembro mais uma luta. Nessa ultima quarta-feira, 27 de outubro, Antônio Jr. que é conhecido como “Cara de Sapato”, participou do PFL (Professional Fighters League) e se tornou o mais novo campeão meio-pesado (até 93kg) da competição. Ele venceu o norueguês Marthin Hamlet com um golpe mata-leão. 

Muay Thai, o boxe tailandês, ganha espaço em João Pessoa


Kamikaze Figth / Elias Trajano

MMA, Jiu Jitsu, Judô, Muay Thai, ganharam seus espaços no solo paraibano. Hoje são diversas academias espalhadas por todo o estado e muitos eventos sendo realizados para promoção desses esportes. No mês de dezembro acontecerá na cidade do Conde/PB, mais uma edição do Kamikaze Fight, um evento que busca reunir talentos do Muay Thai paraibano. Alex Artur, coordenador de eventos da Federação Paraibana de Muay Thai e organizador da competição, afirma que são eventos assim que valorizam e divulgam a prática do Muay Thai. “O Kamikaze Fight surgiu da necessidade da Paraíba de realizar eventos de Thai e também mapear e abranger mais e mais cidades da Paraíba que buscam a luta de Muay Thai”, explicou Alex.

O evento não só contará com atletas paraibanos, mas também de outros estados como Pernambuco e Rio Grande do Norte. Para participar do evento você precisa estar filiado/associado a uma federação ou confederação de Muay Thai, “para atletas paraibanos que queiram participar, precisam estar ligados ao nosso maior órgão de fiscalização e manutenção das boas práticas do esporte na Paraíba que é a nossa Federação Paraibana de Muay Thai”, afirma Alex. 

Todos os protocolos sanitários estão sendo realizadas para que o evento aconteça como: realizar teste de covid em todos os atletas que irão competir, assim também como em seus  instrutores; cartão de vacinação obrigatório para árbitros, atletas, instrutores e público que irá prestigiar o evento; aferição de temperatura na entrada do evento;  uso de máscara obrigatório e distanciamento social. 

“O futuro é investir na base”

A Federação Paraibana de Muay Thai promove também cursos de arbitragem, workshops, palestras e oficinas. “ Através disso nós buscamos difundir o esporte e auxiliar os praticantes do nosso estado. Temos ainda alguns atletas que estão se preparando para participarem de competições a nível nacional e são através desses eventos como o Kamikaze, que investe muito na base, que buscamos melhorar nossos atletas e quem sabe destacarmos eles em competições até no exterior”, informa Alex. 

O Kamikaze Fight já tem definidas as cidades de suas próximas edições: Campina Grande irá receber a quinta edição do evento e João Pessoa a sexta. 

Edição: Heloisa de Sousa