Rio de Janeiro

DE OLHO

Secretário de Saúde da cidade do Rio afirma que pandemia está "controlada" na capital

Boletim aponta que o número de novas internações semanais teve queda de 65% nas últimas oito semanas epidemiológicas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O município classifica as 33 Regiões Administrativas (RAs) como de risco moderado para a transmissão da doença pela quarta semana consecutiva - Mauro Pimentel/ AFP

Durante a coletiva de divulgação do 41° boletim epidemiológico da cidade do Rio de Janeiro, realizada nesta sexta-feira (15), o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, afirmou que "pela primeira vez em toda a pandemia, podemos dizer que a situação está controlada".

O município classifica as 33 Regiões Administrativas (RAs) como de risco moderado para a transmissão da doença pela quarta semana consecutiva. Houve queda em praticamente todos os indicadores da doença segundo a Prefeitura, óbitos, taxa de transmissão e casos confirmados.

“É a primeira vez que a gente pode falar que há uma situação controlada da covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. Temos a menor taxa de transmissão desde o início da pandemia, menor número de pacientes internados. É a primeira vez que podemos falar que temos uma situação de estabilidade, de queda há mais de sete semanas”, disse Soranz.

Leia mais: Comitê Científico da Prefeitura do Rio recomenda retorno às aulas totalmente presenciais

O boletim aponta que o número de novas internações semanais teve queda de 65% nas últimas oito semanas epidemiológicas, após o último pico de hospitalizações. Os demais índices, como casos confirmados e óbitos, também continuam em queda.

"Mais baixo do que isso, é quando estivermos no fim da pandemia. Não poderia ser mais baixo do que isso. Trabalhamos, torcemos e rezamos para que a gente possa, num futuro próximo, até parar de divulgar esses dados. Será o momento em que diremos que não existe mais pandemia”, disse o prefeito Eduardo Paes. 

Leia mais: Flexibilização das máscaras: Rio estuda dispensar uso em novembro; Niterói suspende nas praias

A Secretaria Municipal de Saúde avalia que a vacinação da população carioca é fundamental para a redução das taxas da covid-19. A capital tem, atualmente, 60% da população total com o esquema vacinal completo. Entre os maiores de 12 anos, essa taxa é de 69,7%.
 

*Com informações do Extra e O Dia

Edição: Jaqueline Deister