Paraíba

AGROBIODIVERSIDADE

Campanha “Multiplique Sementes Crioulas: Conserve Memórias no Mundo” começa nesta sexta (15)

O evento será realizado de forma virtual, às 15h, pelo Youtube do CENTRAC

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Sementes de feijão macassar da agricultora Graça Januário – Campina Grande PB. - Centrac

No dia 15 de outubro, o Centro de Ação Cultural – CENTRAC e o Fórum de Lideranças do Agreste (Folia) lançam a Campanha “Multiplique Sementes Crioulas: Conserve Memórias no Mundo”, como estratégia de enfrentamento às crescentes ameaças às sementes crioulas, ou sementes da paixão como são conhecidas aqui na Paraíba, aquelas livres de transgênicos e agrotóxicos.

No evento de lançamento constam depoimentos de agricultores e agricultoras do Território do Folia, que compreende 16 municípios da região do Agreste Paraibano, trazendo as histórias de conservação e multiplicação de suas sementes vegetais e animais e apresentação dos materiais da campanha. O lançamento acontecerá de forma virtual, às 15h, pelo canal do Youtube do CENTRAC.


Criação de galinhas de capoeira da agricultura Penha Silva – Mogeiro PB. / Centrac

A campanha tem como objetivos contribuir com a conservação da agrobiodiversidade a partir do resgate e conservação das sementes crioulas, vegetais e animais, como patrimônio material, imaterial e cultural dos povos. Também visa difundir estratégias exitosas e ampliar o resgate de variedades em bases agroecológicas, que contribuam para a soberania e segurança alimentar das famílias agricultoras, valorizando assim, o papel das famílias guardiãs das sementes da paixão, dando visibilidade ao importante papel das mulheres e das juventudes na experimentação, produção e reprodução de conhecimentos e práticas agroecológicas.

Também busca fortalecer as feiras agroecológicas do Território do Folia, como espaços de troca de saberes, de sementes crioulas, de interação e comercialização direta entre quem produz comida de verdade e quem consome.

A campanha faz parte das ações do Projeto “Articulando atores locais para o controle social de políticas públicas de desenvolvimento rural” desenvolvido pelo CENTRAC.


Campo de Multiplicação de Sementes Comunitário – Mogeiro PB / Centrac.

A importância das famílias guardiãs na conservação das sementes crioulas


Variedades de fava do agricultor Francisco Galdino – Galante PB. / Centrac

As famílias guardiãs têm sido responsáveis pelo resgate, cuidado, melhoramento, multiplicação e compartilhamento dessas sementes, o que tem garantido a soberania alimentar e a conservação da biodiversidade.  As sementes são guardadas nos bancos de sementes familiares, comunitários, no campo e nos quintais agroecológicos. Essas práticas colaboram para que elas não desapareçam.

O avanço do agronegócio e a contaminação por transgênicos e agrotóxicos, são algumas das ameaças constantes que sofrem as Sementes Crioulas. Além disso, a perda da biodiversidade associada às mudanças climáticas, a desvalorização das sementes em consequência das monoculturas – que deixam nossa alimentação mais pobre em variedade – e a falta de acesso a água e à terra, são alguns dos desafios que as famílias guardiãs e suas sementes têm enfrentado.

Nesse contexto, a organização coletiva, como a Rede de Sementes da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba), da qual o Folia e o Centrac são partes, tem permitido construir estratégias de conservação dessas sementes que estão constantemente ameaçadas.

 

*Com Informações do Centrac

Edição: Heloisa de Sousa