Paraná

COMIDA DE VERDADE

Rádio Plantô, Brotô! | Tá no ar o Ep. 3 - Dia Mundial da Alimentação

Sementes crioulas: base para a produção de comida de verdade

Paraná |

Ouça o áudio:

Rádio Plantô, Brotô! | Dia Mundial da Alimentação - Rede Sementes da Agroecologia - ReSA

No dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. A data criada em 1981, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), pretende promover e potencializar o debate mundial sobre a conscientização da população e dos governos de dezenas de países sobre questões relacionadas à alimentação saudável e de qualidade.

No Brasil, o direito humano à alimentação está expresso no artigo 6.º da Constituição Federal. Além disso, em 15 de setembro de 2006, foi decretada e sancionada a lei n.º 11.346 que, entre outras questões, cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o SISAN. O objetivo é assegurar o direito humano à alimentação adequada e saudável, cabendo ao poder público adotar políticas e ações que promovam e garantam a segurança alimentar e nutricional da população.

É esse o assunto do nosso 3.º episódio da Rádio Plantô, Brotô! O país enfrenta uma situação crítica e até mesmo assustadora, onde em  2021 cerca de 27 milhões de pessoas estão em situação de extrema pobreza. Isso significa que elas não saberão se será possível se alimentar durante o dia, cenário que agrava a insegurança alimentar e nutricional no país.

Nessa edição, escutamos Ines Polidoro, guardiã de sementes crioulas e integrante da Fundação Vida para Todos (ABAI) e da Casa da Partilha, em Mandirituba, Paraná. Também falaremos sobre como as sementes crioulas são peça-chave para o cultivo de alimentos saudáveis, assegurando comida de verdade no prato. E  dicas valiosas para quem quer começar o cultivo de feijão, seja no campo ou na cidade.

Ouça essa edição acessando o link: SoundCloud: Rádio Plantô, Brotô! - Ep. 3

Rádio Plantô, brotô! É uma produção da Rede Sementes da Agroecologia, a ReSA, realizada em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Paraná.

Produção e texto: Riquieli Capitani, Luiza Damigo e Natália Jardini
Locução: Riquieli Capitani
Edição de áudio: Lucas Botelho - COOPERCOM - Cooperativa de Comunicação do Brasil de Fato Paraná
__

Edição: Lucas Botelho