Paraíba

MATRIZ AFRICANA

Conheça o projeto Yabás

Uma iniciativa em defesa da representatividade ancestral feminina na Paraíba

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Projeto Yabás. - Arquivo

O Projeto Yabás é uma iniciativa política, educativa e social de organização de de/para/com mulheres, iniciada em 2019 por mulheres da Paraíba. A iniciativa começa com a elaboração e execução da performance “Ara Éníyàn – A importância do corpo no Candomblé”, de autoria de Elisabete Vitorino. 


Projeto Yabás. / Reprodução

Também no primeiro semestre de 2019, o Projeto Yabás realizou dois levantamentos envolvendo mulheres com o objetivo de promover a valorização e o resgate da importância da representatividade ancestral feminina. O primeiro levantamento buscava entender como se dava o processo de adesão e permanência das mulheres em terreiros da Paraíba. E, o segundo buscou compreender como era acesso de mulheres de terreiro aos serviços públicos de saúde. Os dois levantamentos foram publicados no volume 6 do Cadernos Imbondeiros – periódico organizado pela Universidade Federal da Paraíba.                                                                                                                            

Durante o segundo semestre de 2019, iniciaram as Rodas de Yabás. Atividades que consistiam em debates e oficinas sobre temáticas diversas que atravessa o cotidiano das mulheres. Essas atividades nasceram da parceria do Projeto Yabás com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas da Universidade Federal da Paraíba (NEABI/UFPB), localizado no campus I João Pessoa. 


Projeto Yabás. / Reprodução

No ano de 2020, com a pandemia causada pelo novo coronavírus, as ações do Projeto Yabás passaram a ser realizadas no formato on-line. Durante 2020, o Projeto também ampliou suas parcerias e articulações com grupos, coletivos, fóruns e órgãos governamentais. As atividades de fortalecimento da representatividade ancestral feminina aconteceram no formato de Lives pelo Instagram, rodas de conversa pelos aplicativos Zoom e Google Meet. 

O objetivo de ampliar suas articulações com grupos, coletivos, redes, fóruns e órgãos governamentais passou a ser alcançado através da aproximação com Secretaria de Estado da Saúde/PB, Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, o Centro de Igualdade Racial João Balula/PB, a Comissão de Direito e Liberdade Religiosa (OAB/PB),  Festival de Arte e Cultura Preta Oficial/PB, Fórum Diversidade Religiosa/PB, o movimento Mulheres de Axé do Brasil e a Marcha da Negritude Unificada/PB.


Atividade do Projeto Yabás online. / Arquivo

O Projeto Yabás conta com a participação de 10 integrantes e com mais de 15 colaboradorxs. Integrantes e colaboradxs são pessoas atuam politicamente na defesa dos direitos das mulheres e pessoas de terreiro, pessoas negras, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência. Essas pessoas compõem grupos e coletivos da Paraíba e de diversos estados brasileiros que atuam no enfrentamento ao racismo, ao sexismo, a homofobia, a lesbofobia, transfobia, o capacitismo e, toda forma de preconceito e discriminação.

Em 2021, o Projeto Yabás continua buscando a valorização da representatividade ancestral feminina, através da arte, cultura, educação e religiosidade. Nesse sentido, o Projeto Yabás reafirma seu compromisso com os direitos das mulheres, principalmente, as mulheres negras, mulheres de terreiro, mulheres das periferias, mulheres em situação de rua e mulheres usuárias de álcool e outras drogas.

 

Com assessoria do Projeto Yabás.


 

Edição: Heloisa de Sousa