Rio de Janeiro

MUDANÇA

RJ: Hospital Municipal Ronaldo Gazolla não será mais exclusivo para atendimentos de covid-19

A unidade possui 420 leitos, 100 serão destinados para pacientes com outras doenças

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Desde março de 2020, o hospital estava voltado exclusivamente para o atendimento de pacientes com covid-19 - Foto: divulgação

A partir da próxima sexta-feira (1°) o Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, na zona norte do Rio de Janeiro, deixará de ser exclusivo para o tratamento de covid-19 e passará a atender outras doenças. A unidade possui 420 leitos, 100 serão usados para o atendimento geral.

De acordo com reportagem do jornal Extra, a decisão da Secretaria municipal de Saúde (SMS) se baseia na redução do número de hospitalizações por covid-19 no município e na necessidade de atendimento a outras doenças, uma demanda represada pela pandemia.

Na última quinta-feira (23), em reunião com a SMS, o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) recomendou que a pasta avaliasse a possibilidade de destinar um percentual dos leitos reservados à covid-19 para “atender à demanda reprimida na assistência a pacientes com outras doenças e agravos”, como consta no sumário executivo do encontro.

Leia mais: Casos e óbitos por covid no Brasil tem a maior queda do ano, segundo levantamento da Fiocruz

De acordo com a prefeitura, a pressão na rede de saúde diminuiu após a vacinação. Os dados disponíveis no último boletim epidemiológico da cidade apontam uma queda de 42% no número de novas internações entre as semanas epidemiológicas 33 (15 a 21 de agosto) e 37 (12 a 18 de setembro). 

Dos 100 leitos reconvertidos, 48 são de UTI e 52 de enfermaria. Os 320 restantes continuarão exclusivos para o tratamento da covid-19. Destes, 280 são de UTI e 40 de enfermaria.

Durante a pandemia, mais de 10 mil pacientes com covid-19 passaram pelo hospital. Destes, 8.673 acabaram internados, e 4.721 receberam tratamento na UTI. Os números são do sistema de Informações em Saúde da SMS, o tabnet municipal. A informação é do jornal Extra.

Edição: Jaqueline Deister