Minas Gerais

REVOLTA

Em Divinópolis (MG), movimentos fazem atos denunciando assassinato de segurança negro

O segurança Edson Carlos Ribeiro foi morto na noite do sábado (25) num evento em que trabalhava

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Edson era um homem negro de 42 anos, casado e pai de uma adolescente de 12 anos - Reprodução

No último domingo (26), o Movimento Unificado Negro de Divinópolis (MUNDI) organizou um ato em frente a um shopping da cidade para denunciar a morte do segurança Edson Carlos Ribeiro. Edson era um homem negro de 42 anos, casado e pai de uma adolescente de 12.

Suspeito afirmou que fez porque quis

Entenda o caso

Na noite do último sábado (25), o segurança Edson Carlo Ribeiro foi morto após ser agredido com um soco inglês em uma festa na qual trabalhava. Testemunhas declararam que o autor da agressão foi o empresário Pedro Lacerda e que a agressão ocorreu após o segurança adverti-lo por duas vezes por tentar entrar em área não permitida e por urinar em local inadequado. 

Após a segunda advertência, Edson foi agredido na cabeça com um soco inglês. O segurança chegou a ser socorrido por uma médica que estava na festa, porém, não resistiu.

Movimento negro organizou manifestação próximo a loja do empresário

A ativista negra, da diretoria do MUNDI e conselheira do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Divinópolis, denuncia que “segundo o relato de testemunhas, quando a polícia chegou, o suspeito foi autuado e quando perguntado sobre a motivação do crime ele respondeu que fez porque quis”.

Movimento Negro organiza ato

Ainda na noite do crime, o MUNDI e outras organizações sociais da cidade se articularam para organizar uma manifestação, “em tempo recorde”, declarou Maria Catarina.

 

JUSTIÇA PARA EDSON EM DIVINÓPOLIS

Posted by Raça Mundi on Sunday, September 26, 2021

 

A manifestação aconteceu no dia 26 de setembro, contou com cerca de 50 pessoas, e reivindicou justiça pela vida de Edson e afirmou a importância das vidas negras. O local escolhido para a manifestação foi em frente ao Shopping Pátio Divinópolis, próximo a uma loja do acusado de cometer o crime. 

 

 

Posted by Maria Catarina Laborê on Sunday, September 26, 2021

 

“O ato foi carregado de emoção, de comoção e conseguiu passar para a sociedade o abolicionismo incompleto que houve no Brasil. Mais do que gritos e palavras de ordens, o ato teve o objetivo de alertar a sociedade de que estaremos a posto quando acontecer qualquer tipo de crime assim que envolva uma pessoa negra”, declarou a ativista. 

Seguranças da cidade também se manifestaram

Seguranças da cidade também se manifestaram em ação em frente à Delegacia de Polícia Civil da cidade. Durante o ato, o segurança Roberto Ribeiro afirmou que “a manifestação não é apenas pela vida de Edson, mas por todos os seguranças que estão na ativa”. O trabalhador afirmou também que a morte de Edson foi homicídio qualificado e que “não pode ficar barato”.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

 

Ontem tivemos uma vitória, o Juiz decretou prisão preventiva, hoje vamos monitorar pra saber se não vai ter relachamento da prisão se ele não vai ser solto. Se nós não pressionarmos a caneta não vai pesar a nosso favor. UNIDOS SOMOS MAIS FORTES! Disse o lider dos seguranças nesta tarde de segunda feira em frente a Delegacia Civil de Divinópolis MG

Posted by Raça Mundi on Monday, September 27, 2021

 

Prisão preventiva

Na tarde do dia 26 de setembro, o juiz Mauro Riuji Yamane decretou a prisão preventiva de Pedro Lacerda, que se encontra no presídio Floramar. “Vamos ficar atentos para ver se não vai ter relaxamento e se ele não será solto. Se preciso for, vamos até o tribunal de Belo Horizonte, caso eles entrem com recurso”, declarou Roberto Ribeiro. 

 

Edição: Elis Almeida