Paraíba

POR OUTRO MUNDO

Marcha Mundial das Mulheres abre inscrições para Curso de Formação Feminista

Curso é realizado em parceria com a UFPB e é direcionado a docentes e público em geral; inscrições se encerram em 08/09

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Curso de Formação Feminista da Marcha Mundial das Mulheres. - Reprodução

Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação Feminista, uma parceria entre a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), o Brasil de Fato PB, o NUSEAMPO e o Instituto Cariri do Bem Viver. O curso é gratuito e aberto a todes que se interessam por uma abordagem histórica, social e política no campo dos estudos feministas e das relações de gênero.

"Nos últimos anos, o movimento feminista tem se destacado como uma das maiores expressões de mobilização em várias partes do mundo. Ele está presente tanto nas resistências às ofensivas da direita como na afirmação de uma agenda antipatriarcal que se expressa em temas como a luta pelo direito ao aborto, contra a violência e, cada vez com maior presença, a agenda do trabalho de cuidados. Esses temas se relacionam, por vezes, a uma visão de modelo de sociedade ou a pautas gerais que se colocam pelo acirramento da conjuntura", afirma Nalu Faria, membro do Comitê Internacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) e uma das primeiras convidadas do curso. 


Abertura do Curso de Formação Feminista vai ser dia 1° de setembro, com Nalu Faria (SP) e Bernadete Monteiro (MG). / Reprodução

Por essa razão, a MMM quer discutir um outro modelo de sociedade e por isso resolveu realizar esse curso em parcerias, pois "acreditamos nas lutas feministas feitas por todas as mulheres que estão tentando mudar esse mundo para melhor. Essas mulheres estão por toda parte, lutam por alimentos, por moradia, por creches, por educação, pela diversidade, pelas crianças e adolescentes, contra o racismo, por reforma agrária, contra a violência de gênero, por um outro mundo. Esse é o caráter do feminismo que vamos discutir e estudar. Vamos nos amparar nas variadas vertentes teóricas que dialoguem com esse horizonte político que nos rodeia: 'mudar o mundo para mudar a vida as mulheres e mudar a vida das mulheres para mudar o mundo'. Por isso, mulheres que estão lendo essa matéria, venha conosco e se inscrevam, homens que acreditam em um mundo melhor para todes, vem com a gente também", explicou Joana Gaviraghi, da Marcha Mundial das Mulheres. 

O Curso de Formação Feminista é direcionado às professoras e aos professores do ensino municipal e estadual, com objetivo de introduzir-lhes no campo de estudos dos feminismos e relações de gênero, bem como dirigido a mulheres e homens de todas as idades que tenham interesse na temática para promover formação acadêmica e política.

O feminismo é um caminho incontornável para a vida das mulheres. Pensando nisso, o 1° Encontro do curso será no dia 1° de Setembro, às 19h e vai analisar a situação/conjuntura nacional e internacional, na perspectiva da vida das mulheres e, para isso, vai contar com a integrante da coordenação nacional da MMM, Bernadete Esperança Monteiro, e Nalu Faria, psicóloga e coordenadora da SOF, Sempreviva Organização Feminista, e membro do Comitê Internacional da Marcha Mundial das Mulheres.


Programação do Curso de Formação Feminista da MMM. / Reprodução

O curso terá 8 encontros, sempre realizado nas quartas-feiras às 19h, pelo canal do Youtube do Brasil de Fato Paraíba.

1° Encontro: Análise Nacional e Internacional (1° de setembro) - Bernadete Monteiro e Nalu Faria

2° Encontro: O Pensamento Feminista no Brasil –(08 de setembro)

3° Encontro: Precarização da vida das mulheres (Divisão Sexual do Trabalho) (15 de setembro)

4° Encontro: Poder, Masculinidade e Violência contra as mulheres (22 de setembro) 

5° Encontro: A questão das mulheres no socialismo (Refletindo Clara Zetkin, Alexandra Kolontai) (29 de setembro)

6° Encontro: O Feminismo Negro (6 de outubro)

7° Encontro: A construção do bem-viver a partir do pensamento feminista decolonial (13 de outubro)

8° Encontro: Feminismo na América Latina: As diversas frentes de luta das mulheres. (20 de outubro)

Tendo em vista a atual realidade brasileira e mundial de violência contra mulheres e meninas, a perda de direitos das mulheres com a entrada de governos neoliberais, a feminização da pobreza ainda mais acentuada com a pandemia de COVID-19, o Curso vai debater e incentivar os professores para refletir a temática em aulas e trabalhar outros conteúdos incentivando o debate com a lente de gênero, assim como fazer analisar junto a mulheres e homens o quanto estruturante é a luta feminista para o conjunto da sociedade.

Os encontros virtuais serão realizados nas modalidades síncronas e assíncronas, totalizando 30 horas, transmitidas através do Youtube do canal Brasil de Fato Paraíba. Os certificados serão disponibilizados mediante presença comprovada de, no mínimo, 75% nos encontros.

"Espera-se com esse curso que todes cursistas tenham a capacidade de maturar reflexões maiores acerca das desigualdades de gênero; Esperamos consigam mobilizar as discussões, com perspectiva de combate à violência contra as mulheres no ambiente escolar; Espera-se que os debates e os materiais disponibilizados sirvam de apoio metodológico no ambiente escolar, mais especificamente na sala de aula, para sensibilizar às pautas feministas e ao combate à violência contra as mulheres", disse Ana Cristina Mélo, organizadora do curso e militante da Marcha Mundial das Mulheres. 

Cada semana do curso contará com convidadas especialistas nas áreas das discussões temáticas, além de sorteio de livros. 

"Quem participar vai poder discutir o pensamento feminista no Brasil, o pensamento das feministas socialistas soviéticas, o feminismo negro, o feminismo decolonial, a precarização da vida das mulheres. A violência contra as mulheres e a masculinidade. A Marcha vai discutir um feminismo que é antirracista, antiimperialista, antilgbtfóbico, anticapitalista, antipatriarcal e um feminismo que representa a mulher trabalhadora do campo e da cidade. A expectativa para este curso são as melhores, esperamos conseguir alcançar o maior número de pessoas possível e conseguir levar aos professores discussões pertinentes para a sala de aula", explicou Ana Cristina Mélo, da MMM.

As inscrições seguem até dia 8 de setembro

 

As inscrições serão feitas através de formulário disponibilizado pelo SIGAA, sistema virtual da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O passo a passo para as inscrições é a seguinte:

1. Clicar no link https://is.gd/reujnW (disponível na Bio do instagram da @marchamulheresjp)
2. Digitar "Curso de Formação Feminista" no campo “Título da Ação”
3. Clicar em buscar

Abaixo, aparecerá o link para a inscrição. Caso não possua vínculo com a UFPB, clique em “ainda não possuo cadastro” e crie um login e uma senha para ter acesso à página do curso e realizar o passo a passo, escolhendo o departamento do CCHLA como sendo o departamento do curso.

O curso será composto por oito encontros síncronos, com duas horas de duração cada encontro, totalizando dezesseis horas. Além disso, serão disponibilizadas leituras e atividades para serem realizadas de forma assíncronas, cumprindo, assim, um total de catorze horas extras. A carga horária do curso terá um total de trinta horas.  

Cada encontro será facilitado por duas mulheres: uma especialista com vivência acadêmica e outra com experiência na militância para que as cursistas e os cursistas tenham lentes de locais diferentes. As facilitadoras sugerirão filmes e leituras para aprofundamento no tema, bem como textos que possam ser aplicados em sala de aula no dia-a-dia do ensino.  

O material de estudo será enviado através dos e-mails cadastrados no formulário. Os encontros serão através de exposição, com metodologia própria das facilitadoras, através do Youtube do Brasil de Fato.    

 

 

 

Edição: Heloisa de Sousa