Rio de Janeiro

RETORNO

Estudantes voltam às aulas nas escolas municipais do Rio e cartão-alimentação é suspenso

Dos 92 municípios do estado do Rio, apenas 69 cidades retornaram às atividades presenciais nesta segunda-feira

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Seeduc RJ
Estudantes que estiverem de forma remota só conseguirão fazer as refeições nas unidades de ensino - Divulgação/Seeduc RJ

Alunos de 1.542 escolas da cidade do Rio retornam ao ano letivo nesta segunda-feira (2) em meio a uma polêmica. A Prefeitura suspendeu o cartão alimentação de R$ 54 disponibilizado para os estudantes durante a pandemia da covid-19. A partir de agora, os estudantes que estiverem de forma remota só conseguirão fazer as refeições nas unidades de ensino. Apenas alunos com comorbidades receberão o benefício.

Ao jornal Extra, o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, informou que a Prefeitura tem uma política alimentar que atenderá a todos os estudantes.

"Temos muita confiança na nossa política alimentar. Todas as crianças vão poder se alimentar na escola. O cartão era uma medida emergencial e temporária. Com todo respaldo do prefeito, estamos voltando com a merenda na escola", disse o secretário afirmando ainda que todas as unidades estarão funcionando presencialmente no mês de agosto.

Outras cidades

Dos 92 municípios do estado, apenas 69 cidades retornaram às atividades presenciais nesta segunda-feira, segundo a Secretaria do Estado de Educação (SEEDUC). Nessas regiões as aulas serão híbridas. Ou seja, os pais e os estudantes poderão escolher se querem ou não voltar para a sala de aula. Aqueles que decidirem não retornar, terão matérias ministradas de forma remota.

Leia mais: Governo do RJ distribui livro didático com trecho sobre "risco" da homossexualidade

Os municípios que retomam as atividades escolares de forma híbrida são: Angra dos Reis, Aperibé, Araruama, Areal, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Barra Mansa, Barra do Piraí, Bom Jardim, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cardoso Moreira, Carmo, Casimiro de Abreu, Comendador Levy Gasparian, Conceição de Macabu, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Itaocara, Itatiaia, Japeri, Macaé, Macuco, Mangaratiba, Maricá, Mendes, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty, Paty do Alferes, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Porciúncula, Porto Real, Quatis, Quissamã, Resende, Rio Bonito, Rio Claro, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Gonçalo, São João de Meriti, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Saquarema, Sumidouro, Tanguá, Três Rios, Valença, Varre-Sai, Vassouras e Volta Redonda.

De acordo com a SEEDUC, as unidades dos demais 23 municípios permanecerão com ensino exclusivamente remoto e funcionarão apenas para atividades administrativas, como a retirada de material pedagógico e do kit alimentação, além de entrega de documentos e matrícula de alunos.

Edição: Jaqueline Deister