Paraíba

1ª EDIÇÃO

Fórum Nacional de Carnavais de Rua promove debate nacional entre 12 e 15 de agosto

Blocos de carnaval de todo o Brasil promovem encontro para debater momento atual de pandemia e importância da festa

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Fórum Nacional de Carnavais de Rua - Edição 1 - Reprodução

Acontece entre os dias 12 e 15 de agosto o Fórum Nacional de Carnavais de Rua que pretende articular blocos de carnavais de rua em todo o país. O objetivo do evento é aproximar pessoas do carnaval de rua e suas diversas expressões culturais com debates contemplando as dimensões cidadã, econômica e simbólica do festejo popular.

Realizado pelo coletivo nacional Carnavais de Rua em Ação (C.R.U.A.), a iniciativa de discussão nacional do carnaval de rua em nível nacional é inédita e rompe as barreiras estaduais e municipais sempre atribuídas ao carnaval. O evento intitulado: “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria: do luto à transformação” faz referência à marchinha de carnaval criada em 1919 pós gripe espanhola. O Fórum será totalmente online, gratuito, através da plataforma Sympla, com financiamento coletivo voluntário.

O encontro terá a presença de nomes consagrados do carnaval, assim como especialistas acadêmicos e gestores culturais vindos de todas as partes do país como: Russo Passapusso, cantor do Baiana System, João Jorge do Olodum (BA), Vovô do Ilê Aiyê (BA), Rita Fernandes, presidente do Sebastiana (RJ), Fabiano Santos do Afoxé Alafin Oyó (PE), Deolinda Santos do Bloco Zé Pereira dos Lacaios (MG), o bloco Cordão da Bola Preta e Cariri Olindense também confirmaram presença. Também estarão: a antropóloga e ensaísta Goli Guerreiro (BA), Cláudia Leitão, ex-Secretária de Cultura (CE), Zulu Araújo, ex-presidente da Fundação Palmares (BA), Guilherme Varella, pesquisador e autor (SP), e os sanitaristas Roberto Medronho (UFRJ), Carlos Fidelis (FIOCRUZ).

As mesas promoverão o debate da relação entre carnaval e direito à cidade, a festa sob a perspectiva da saúde pública e impactos da pandemia, a economia criativa do carnaval, memória cultural dos blocos centenários, carnaval como resistência das mulheres, da população negra e LGBTQIAP+.

Os ingressos são limitados e podem ser retirados no link: https://linktr.ee/carnavaisderua

Carnavais de Rua em Ação

O coletivo Carnavais de Rua em Ação, apelidado de C.R.U.A. é composto por mais de 200 blocos espalhados pelo Brasil. Criado em 2020, no começo da pandemia de Covid-19 que assola o país e atinge em cheio o setor do carnaval, o grupo lançou seu video-manifesto e tem promovido lives para refletir sobre os tempos atuais. Outra iniciativa do grupo é o CarnaTV, uma rede de transmissão dos atos #forabolsonaro por todo o Brasil,  pelos perfis de mídias sociais dos blocos de carnaval.

Edição: Heloisa de Sousa