Paraíba

COMBATE AO RACISMO

Mulheres Negras da Paraíba lançam Dossiê Temático sobre o contexto pandêmico nesta sexta (30)

O Objetivo é difundir informações sobre as condições das mulheres negras na Paraíba frente à pandemia

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Dossiê Temático: Mulheres Negras da Paraíba no Contexto da Pandemia da Covid-19. - Reprodução

A Abayomi - Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba com o apoio do Fundo para Equidade Racial (Baobá), lança nesta sexta-feira (30), em solenidade de forma online, o Dossiê Temático: Mulheres Negras da Paraíba no Contexto da Pandemia da Covid-19. O evento ocorre no horário de 19h às 21h, através da plataforma Zoom.

O Dossiê Temático,  em formato de e-book, foi construído por dezesseis profissionais da Educação, ativistas e estudiosas do campo da epistemologia da negritude, especificamente na área da mulher negra e tem como objetivo, produzir e difundir informações sobre as condições das mulheres negras na Paraíba considerando o contexto da Pandemia da Covid-19, na perspectiva do combate ao racismo estimulando diferentes setores do Estado da Paraíba a comprometer-se com a pauta racial, na construção de políticas públicas.


Colaboradoras do Dossiê Temático "Mulheres Negras da Paraíba no Contexto da Pandemia da Covid-19". / Reprodução


Comitê Científico do Dossiê Temático "Mulheres Negras da Paraíba no Contexto da Pandemia da Covid-19". / Reprodução

Durvalina Rodrigues, da Abayomi, considera de grande importância o encontro da noite para a apresentação do Dossiê. “ É um momento de reflexão sobre a problematização do atual contexto pandêmico e a situação da mulher negra em nosso estado”, destaca a ativista. Em resumo, é um documento escrito a várias mãos, com artigos que trazem as experiências de algumas organizações e ativistas onde apontam as implicações e os impactos da pandemia pra as mulheres negras na Paraíba.

“É um documento que vai contribuir para as autoridades pensarem as políticas públicas abrangentes que de fato venham colaborar com mudanças na vida dessas mulheres. O dossiê foi produzido com artigos de mulheres negras da Paraíba que contaram suas histórias. Além das experiências trazidas por elas, tem a parte das mulheres ativistas que estudam sobre a temática e trazem suas reflexões e provocativas diante do atual contexto pandêmico e todos os seus atravessamentos na vida destas mulheres”, acrescenta Durvalina.

O Dossiê, idealizado e realizado pela Coletiva Abayomi, é a última ação do projeto financiado pelo Fundo Baobá, intitulado Buyìn Dudu – Movimentando as Estruturas Contra o Racismo na Paraíba. O projeto foi iniciado em 2020 , sofreu uma série de modificações para se enquadrar às exigências do contexto da pandemia do Coronavírus.

Presenças - Confirmaram presença as autoras, a colaboradora, vice-reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ivonildes Fonseca e a representante da Baobá, Fernanda Lopes; movimentos sociais e de mulheres negras, além de autoridades do Estado da Paraíba. A presença é confirmada através do preenchimento de um formulário que dará acesso à sala 15 minutos antes do início do evento.

Edição: Heloisa de Sousa