Paraíba

COOPERATIVA

Sertão ganha cooperativa de energia solar justa e solidária

Objetivo é compartilhar energia solar com agricultores do sertão

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Mini usina que será instalada na Área Experimental do Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), em Matureia/ PB. - Reprodução

A Cooperativa de Compartilhamento de Energia Solar “Bem Viver”, do Projeto Cuidando da Nossa Casa Comum, foi constituída na última terça feira (05). Legalmente constituída, o intuito agora é de aumentar, de forma considerável, a quantidade de consumo por meio da mini usina que será instalada na Área Experimental do Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), em Matureia/ PB.

O Projeto Cuidando da Nossa Casa Comum faz parte do Comitê de Energia Renovável (CERSA) onde realizada ações em parceria com o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS), Frente Por Uma Nova Política Energética, Cáritas Brasileira, Ação Social Diocesana de Patos (ASDP) e recebe o apoio da Misereor.

Sobre processo de construção coletiva da Cooperativa, o diretor da cooperativa, Romero Antônio, falou sobre as novas oportunidades.

“Finalmente atingimos a maioridade! Com ela novas portas se abrem e também diferentes desafios. Ressaltamos o espírito de coletividade dos cooperados no trabalho de aquisição do CNPJ, bem como a dedicação do Escritório de Contabilidade de Sônia Maria. Estamos cada vez mais próximos de compartilhar nossa energia com agricultores familiares do Sertão e mais outras 26 famílias distribuídas no Estado da Paraíba”, falou.

Sobre o compartilhamento e os cuidados com o Meio Ambiente, a Cooperativa de Compartilhamento de Energia Solar “Bem Viver” significa a possibilidade de produção e compartilhamento num formato distribuído mais próximo das reais condições do povo e menos danoso ao ambiente, "diferentemente dos grandes parques e usinas", disse Romero Antônio.

De acordo com José de Anchieta, membro da cooperativa, os próximos passos são as aquisições os equipamentos para implantação das placas. “Após as instalações a cooperativa passará a produzir e injetar energia no sistema de distribuição das comunidades cadastradas. A cooperativa tem o objetivo de facilitar de consumidores de energia da Zona Rural à geração da própria energia, assim daremos início a cooperativa “Bem Viver “, disse.

CRISE SOCIOAMBIENTAL

Diante de uma crise econômica enfrentada pela país, entidades buscam alternativas para que os consumidores possam economizar de
maneira que não agrida tanto o meio ambiente.

COOPERATIVA DE ENERGIA FOTOVOLTAICA

A cooperativa de geração e distribuição de energia solar é uma modalidade que reúne vários agricultores e agricultoras se unem a fim de compartilhar entre as partes, além do excedente que pode ser passado em forma de crédito para reduzir os gastos com a conta de luz dos consorciados em outras unidades distantes da unidade geradora.

A popularização dessa fonte de energia por parte do sol, recursos naturais do planeta é uma tendência e o projeto “Cuidando da Nossa Casa Comum” acredita que as cooperativas para geração de energia renovável contribuem para que a crise seja reduzida e assim distribuída de maneira justa e popular.

Edição: Heloisa de Sousa