Minas Gerais

POR DIREITOS

Motoristas de ônibus de Coronel Fabriciano (MG) e Timóteo (MG) fazem paralisação

Sindicato da categoria afirma que Saritur não cumpriu o pagamento de horas extras, que já havia sido parcelado

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

Trabalhadores protestaram na porta das garagens na manhã dessa quarta (7) - Foto: Reprodução

Os trabalhadores do transporte público de duas cidades mineiras, Coronel Fabriciano e Timóteo, realizaram uma paralisação de serviços na manhã desta quarta-feira (7). O protesto cobra da empresa Saritur o pagamento de horas extras e ticket alimentação.

Segundo informativo do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Coronel Fabriciano (Sinttrocel), a empresa não cumpriu um acordo firmado com os trabalhadores. A entidade afirma que negociou o pagamento do Banco de Horas (horas extras) de forma parcelada, sendo 30% em junho, 20% em julho, 20% em agosto e 30% em setembro, mas a empresa não o cumpriu.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu celular. Clique aqui ::

“Ao receberem o pagamento, os trabalhadores constataram que o que foi negociado entre a diretoria do Sinttrocel e a empresa Saritur não foi cumprido”, afirma o Sinttrocel. “Por isto, decidiram fazer a paralisação como forma de protestar”.

Jornada de trabalho e ticket

Havia sido acordado também, de acordo com o sindicato, que a Saritur deve fazer a anotação integral das horas trabalhadas, e não somente as horas do motorista ao volante, inclusive as horas de intervalo de ponto. Os trabalhadores também reivindicam o pagamento do ticket alimentação por dia trabalhado, sem desconto nas férias ou faltas justificadas.

“Não houve nenhuma negociação no sentido do trabalhador ter esse prejuízo”, explica o Sinttrocel sobre os descontos no ticket alimentação.

O sindicato informa que, caso a empresa não cumpra com os pagamentos acordados, novas paralisações podem ocorrer.

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar :: 

Edição: Elis Almeida