Paraíba

SOU O ESTOPIM

Antônio Barros e Cecéu são reconhecidos como patrimônio cultural imaterial da PB

Casal já compôs mais de 708 músicas consagradas nas vozes de cantores como Elba Ramalho, Ney Matogrosso e Luiz Gonzaga

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Antônio Barros e Cecéu. - Reprodução Facebook

Foi divulgada nesta terça (29), o  reconhecimento da obra dos compositores e cantores Antônio Barros e Cecéu, como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba. A lei n°11.990, de autoria da deputada estadual Estela Bezerra (PSB), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-PB), dia 24 de junho, dia de São João, mas divulgada hoje.

Antônio Barros e Cecéu se apresentam desde 1971, numa parceria de vida e obra com um trabalho musical que agrega mais de 700 obras interpretadas por artistas brasileiros, a exemplo de Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Dominguinhos, Gilberto Gil, Alcione, Genival Lacerda, Ivete Sangalo, Fagner, Gal Costa, além dos saudosos Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês.

“São a própria essência do povo nordestino. Suas composições atravessam as gerações como a melhor expressão da nossa gente, da nossa terra e do nosso espírito paraibano”, disse a deputada Estela sobre o reconhecimento aos compositores e músicos.

Natural do município de Queimadas, Antônio Barros começou a compor na década de 1950. Após se mudar para Campina Grande, 20 anos depois, ele conhece Mary Maciel Ribeiro, a Cecéu, nascida na Rainha da Borborema, tornou-se sua companheira de vida e obra.

Juntos, se mudaram para o Rio de Janeiro e compuseram canções que fazem parte da nossa cultura musical e popular. Entre as mais famosas estão clássicos como “Homem com H”, gravada por Ney Matogrosso, “Bate Coração”, famosa na voz de Elba Ramalho.

Outras canções: Por Debaixo Dos Panos, Bate Boração, como também as famosas Procurando Tu, Casamento Da Maria, Sou O Estopim, Amor Com Café, Forró Do Poeirão, Forró Do Xenhenhém, Óia Eu Aqui De Novo são algumas das canções que fazem parte do acervo de músicas autorais dessa dupla e que foram gravadas por expressivos nomes da Música Popular Brasileira.

 

Edição: Heloisa de Sousa