Paraíba

PERSEGUIÇÃO

Reitor da UFPB dá prazo de 45 dias para ADUFPB e SINTESPB desocuparem prédios

Aluguel cobrado é de 2,6 milhões; cobrança é injustificável, já que existe contrato de comodato vigente entre as partes

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Universidade Federal da Paraíba, campus de João Pessoa. - Reprodução

A atual administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), representada pelo  Reitor nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), Valdiney Veloso Gouveia, resolveu impor um prazo de 45 dias para que os prédios da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (Aduf-PB) e do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB) sejam desocupados. Desde abril desse ano foram cobradas taxas exorbitantes (e acumuladas) para a utilização dos espaços de entidades representativas dentro da instituição.

::Reitor/Interventor da UFPB notifica entidades a pagarem aluguéis exorbitantes::

Valdiney cobra aluguéis que chegam a R$ 2,6 milhões. A utilização dos espaços era concedida às entidades, anteriormente, sem custos pela Reitoria da UFPB, para garantir sedes administrativas às entidades de estudantes, professores e técnicos-administrativos. 

O presidente da Aduf-PB, Fernando Cunha, disse vai recorrer à Justiça para reverter esse quadro.

“Esse debate foi travado dentro Conselho Superior da Universidade. Não caberia à Universidade cobrar dela mesma. Tanto a Aduf quanto o SINTESPB são entidades representativas dos servidores que existem na universidade há mais de quatro décadas e sempre estiveram dentro da universidade cumprindo com os deveres que os documentos e a legislação permitiram”, comentou Fernando Cunha, presidente da Adufpb.

Para o SINTESPB, trata-se de “uma cobrança totalmente injustificável, já que existe contrato de Comodato vigente entre as partes. [...] Tal atitude do reitorado interventor demonstra a intenção de desmobilizar a categoria na luta por uma educação pública e universidade ancorada nos processos democráticos”.

 

Edição: Heloisa de Sousa