Rio Grande do Sul

ALERTA

Governo do RS mantém 14 Alertas em todo o estado após Ações insuficientes das regiões

Segundo o Executivo estadual, todas as regiões receberam novos relatórios a respeito da situação da pandemia em cada uma

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Pelotas é uma das regiões em que foi mantido o Alerta - Felipe Freitas / Arquivo / CP

Após reunião nesta quarta-feira (16), o Gabinete de Crise decidiu pela manutenção dos 14 Alertas no Sistema de Monitoramento 3As já emitidos para as regiões Covid de Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana. Todas as regiões receberam novos relatórios a respeito da situação da pandemia em cada uma. Não foram emitidos novos Avisos.

Conforme informou o Executivo, estão sendo convocado prefeitos, associações regionais e integrantes dos comitês regionais das regiões Covid que receberam Alerta, uma vez que as ações adotadas até o momento não foram suficientes para frear a circulação do vírus. Há inclusive agravamento em algumas regiões, que não estão apresentando melhora nos indicadores.

Ocorreram reuniões com as regiões de Santa Rosa, Ijuí, Passo Fundo, Cachoeira do Sul, Erechim, Cruz Alta e Palmeira das Missões. Para sexta-feira (18), está prevista uma reunião com a região de Caxias do Sul. Os encontros estão sendo conduzidos pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, com participação do secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, e do procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles.

De acordo com o Palácio Piratini, o Sistema 3As de Monitoramento tem como base a gestão compartilhada entre municípios e Estado. Por isso, o diálogo entre as equipes técnicas dos municípios e do governo é constante. Nas reuniões que já ocorreram, o encaminhamento dado foi de reformulação dos planos de Ação enviados, sempre com apoio técnico do governo do Estado. A partir dessa orientação, o acompanhamento, por parte das equipes do GT Saúde e do GT Protocolos, é diário.

O Sistema 3As vem recebendo criticas de entidades como Defensoria Pública do Estado, Defensoria Pública da União, Ministério Público da Federal e Conselho Estadual da Saúde. Para as instituições, o novo modelo gera a falsa sensação de segurança à população em função da ausência de apresentação da real situação da pandemia. 

*Com informações do Governo do estado


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira