Minas Gerais

RESENHA

Entre Mulheres, de Luciano Mendes: um dizer de nós, para ler, ouvir e falar mais

Entre Mulheres tem a leveza da vida e da literatura consagrada

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
"Entre Mulheres está para além da narrativa ficcional. Instantes de vida salpicam o mundo narrado como se dele dependessem" - Créditos da imagem: Divulgação

Falar de uma obra é dizer do autor. Ao dizer dele, abraçamos a obra. Entre mulheres, da Editora Caravana (2020), nos pega antes da primeira página. A capa nos detém. Provoca sucção. O tempo e a estética, o fato e a tradição abrigam a memória. O atual. O visto, o avistado. Evoca e mostra mais.  Linda.  Resgata. Adianta o escrito.  Paramos na graça.  

Entrelace de crenças e demandas. Lugares da obra e do autor. Lugar do narrado. Ar de parecença. Semelhança. Referência. Ar dos pulmões abertos pela história dizendo a que vem. Para quem. Luciano Mendes, reinaugura a escrituração. A dele. A nossa.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A produção reconstrói a conversa ao pé da mesa.  Aproxima os ouvidos da alma. Compartilha o interdiscurso. Abre para os silêncios do leitor, leitora. Convida a completá-los. Preenche as nossas ânsias de compreensão. Entendimento. Respeito.

Entre Mulheres está para além da narrativa ficcional. Instantes de vida salpicam o mundo narrado como se dele dependessem. Dependem. Dependemos. Dizer do universo feminino é complexo. Interpretar o conhecido, é romper o posto. O dado. O escondido. A obra verte lágrimas. Encharca a leitura dobrando-se, dobando-nos. A simplicidade na vida é conquista trabalhosa. Na escrita, é produto de exercício sensível. Efeito da competência, da empatia, do respeito. Trabalho aplainado na superfície da compreensão. Entendimento. Perdas. Lutos. Lutas.

Entre Mulheres têm o fôlego da negrura viva. Da pele que exala confidências perdidas na memória das injustiças. Confidências que rasgam o verbo e o choro. Que desfazem a linha da indiferença. Que libertam o espírito amarfanhado e puído. São narrativas de vitórias. Encontros dentro e fora das cercas que a sociedade levanta. Vozes femininas buscam outras vozes. Representam-nas. Somos representadas. A mãe. A filha. Somos nós. Os traumas e as armadilhas dos afetos. Dos mitos de amor e ódio.

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

Dona Isaura sou eu. Somos todas, todos, todas. Mulheres falam e se deixam falar nessas histórias de rosto e gosto mineiro. Sem engano para quem pensa que as histórias são daqui. São do mundo. Do universo feminino. Memórias do autor e do leitor, da leitora. O encontro é de todes. Ficção que jorra do sensível, do perceptível, do apurado pela sensibilidade e vivência do narrador. São histórias que passeiam sobre a pele e nos encontram.

Não se sai a mesma, o mesmo, dessa leitura. Morte e vida têm peso. Cheiro.  A obra de Luciano Mendes alcançou o lugar fundante do autor que escritura o mundo. E o reparte. Oferece. Entre Mulheres é um estado de reconhecimento de quem somos. Tem a leveza da vida e da literatura consagrada. Ambas ditas e vistas nessa coletânea de excelência máxima.

Ivane Perotti é escritora e professora de Literatura da UEMG

Serviço:

Livro: Entre Mulheres

Autor: Luciano Mendes

Editora: Caravana (Belo Horizonte)

Páginas: 122

Onde Encontrar: Caravana Grupo Editorial  (Clique aqui)

Valor: R$34,90

Edição: Elis Almeida