Paraíba

DISCUTINDO RACISMO

Revista em quadrinho Úrsula é lançada pelo Campus Sousa do IFPB

Em foco, a história de uma mulher negra que supera dificuldades de gênero e raça na trajetória de sua vida

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
A HQ intitulada Úrsula é um projeto dos Cursos de Extensão do IFPB-Campus Sousa. - Reprodução

A história em quadrinhos (HQ) intitulada Úrsula é resultado do projeto de extensão Vidas Invisibilizadas, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Sousa, e foi idealizado pela aluna Mariana Ferreira, que escreveu o roteiro da história, abraçado por alunos e professores da Instituição e artistas externos. 


Apresentação da HQ, Úrsula. / Reprodução

A HQ conta a história de uma protagonista negra chamada Úrsula, uma menina quilombola da cidade de Pombal (PB), que vai estudar e se depara com o racismo na Universidade. A revista é direcionada para ser trabalhada com os estudantes do ensino médio e fundamental. Após diversas dificuldades encontradas diante da condição de ser mulher e negra, Úrsula encontra na superação e na valorização de sua trajetória, os caminhos para a sua plena conquista e realização.


Capa da HQ, Úrsula. / Reprodução

O desenho de Úrsula é do artista patoense, Aurélio Gomes Filho, e contou com as participações de vários artistas, como Alex Souto e Roberto Nascimento, do Coletivo Sertão HQ de Patos, além do acompanhamento na produção de Diassis Pires, da cidade de Coremas – PB e colaborações de vários artistas do nordeste e São Paulo. "Combater o racismo de todas as formas inclusive através dos quadrinhos é sempre louvável, principalmente nos tempos atuais em que vemos racismo em todos os seguimentos da sociedade", declarou Aurélio Gomes Filho.


Revista em quadrinhos, Úrsula. / Reprodução.

O título da revista é uma homenagem a Maria Firmina dos Reis, primeira escritora afro-brasileira, era uma professora maranhense que escreveu, em 1859, o romance intitulado Úrsula, um dos primeiros que aborda a perspectiva abolicionista em seu enredo. Úrsula foi escrito por uma mulher; mesmo sendo um contexto literário onde a/o  escrava/o não tinha espaço, Maria escreveu um enredo que engloba o ponto de vista da negra; e mesmo tendo importância fundamental na literatura brasileira, poucos sabem sobre Úrsula, ou Maria. A obra literária de Maria Firmina dos Reis não é muito conhecido, ou estudado nas escolas. 


HQ Úrsula. / Reprodução

O lançamento oficial da revista será no Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB, em Sousa, com data ainda a ser definida, por conta da pandemia.

Fonte: Folha Patoense.

Edição: Heloisa de Sousa