Paraíba

POR RECONHECIMENTO

Ato "Abrace as causas da enfermagem" marca o Dia Nacional da categoria na Lagoa

Profissionais da área denunciam baixos salários, sobrecarga de trabalho e elevado número de mortes por Covid-19

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Ato "Abrace as causas da Enfermagem" reúne dezenas de profissionais, na Lagoa, em busca de valorização. - Reprodução

Nesta quarta (12), a Lagoa ficou repleta de pessoas de branco, que abraçaram as causas da enfermagem, no dia nacional dos profissionais da enfermagem. A ação abriu a Semana Brasileira de Enfermagem e contou com a presença de diversas entidades, sindicatos e movimentos sociais.

O ato foi realizado pelo Sindicato das Enfermeiras e Enfermeiros do Estado da Paraíba (SINDEP), juntamente com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO-PB), o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (COREN-PB) e a Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (CONATENF). Também estiveram presentes o Sindicato Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, o Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de estudantes e professora da UFPB.


Ato na Lagoa no Dia Nacional dos profissionais de enfermagem. / Reprodução

A secretária geral da ABEN Nacinal e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lenilma Bento, fez um desabafo: "Esse ato especialmente no dia da enfermeira e do enfermeiro e diante de uma conjuntura de retrocesso e de perdas, conforme a gente vem vivenciando, ele é de extrema importância. Estão reunidas várias entidades, como o Sindicatos dos Enfermeiros, movimento estudantil, ABEN, para, não somente, demonstrarmos o quanto estamos indignados com a falta de respeito e atenção às causas da enfermagem mas para dizer para toda a sociedade, o quanto o profissional de enfermagem é um profissional essencial à vida. Ano passado foi o ano internacional do profissional de enfermagem e foi o ano que tivemos mais dificuldades", relatou Lenima.


Luta das enfermeiras e enfermeiros na Lagoa nesta quarta (12). / Reprodução

Segunda a secretária da ABEN, os profissionais de enfermagem, enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras enfrentam problemas como a sobrecarga de trabalho, falta equipamentos de proteção individual (EPIs), baixos salários.


Ato 'Abrace as causas da enfermagem'. / Reprodução

Além disso, durante o ato "Abrace as causas da enfermagem" fez-se a leitura dos nomes de todos os profissionais de enfermagem mortos por Covid-19 na Paraíba. " O número de profissionais da saúde, que foram a óbito em consequência da Covid, especialmente o técnico e o auxiliar de enfermagem, foi enorme. Não dá para a gente, nas salas de aula, falar que o técnico e o enfermeiro são importantes, que eles são um gigante, quando esse gigante, muitas vezes, não tem nem como dormir, não tem onde descansar. Hoje foi a abertura da Semana Brasileira de Enfermagem, pela ABEN Nacional, e nós colocamos essa questão: não existe um ser humano, que se acometido por algum problema de saúde, ele não precise de um profissional de enfermagem. Todas as pessoas precisam, então nós, nesse momento, precisamos da aprovação da PL 2564, que regulamenta nosso piso salarial, nós precisamos de respeito e de ter nossa carga horária regulamentada, 30 horas, para que a gente possa viver. A gente precisa de cuidado para poder cuidar do outro e esse ato quer demonstrar isso", desabafou Lenilma.


Reivindicação pelo piso salarial da Enfermagem. / Reprodução

"Queremos mostrar a importância desses profissionais e chamar a atenção para a valorização da categoria, através da aprovação do PL 2564, projeto de lei que regulamenta os salários para auxiliares, técnicos, enfermeiros e parteiras. Além disso, queremos o direito a jornada de 30 horas semanais e ter direito a ter um espaço para repouso digno, que não temos", explicou Milca Rêgo, presidente do Sindicato das Enfermeiras e Enfermeiros da Paraíba (SINDEP-PB).


Gigantes da enfermagem lutando por direitos. / Reprodução

Geralda Vítor, presidente do SINTESP-PB, abraçou as causas da enfermagem, na Lagoa. "É um momento de pandemia, e nós sindicalistas, soubemos que até as gratificações desses profissionais de enfermagem, em alguns municípios, foram retirados. Eu acredito que fazendo a luta a gente consiga os salários justos para todos", justificou Geralda, o apoio à categoria.

A estudante de enfermagem da UFPB, Ester, esteve presente no ato. "Hoje é o dia em memória pelo nascimento de Florence, uma mulher que revolucionou a enfermagem. Nos dias dela para cá houve muitas mudanças, mas não o suficiente para o que a enfermagem precisa, o reconhecimento que a enfermagem precisa porque é uma das profissões mais importantes que existem. É a profissão que está do lado da pessoa no momento que ela está mais frágil. Enfermagem é amor, mas é também ciência e ainda não temos reconhecimento. Algumas categorias nem piso salarial têm, ainda são pagas com um salário mínimo e isso está na hora de parar porque a enfermagem é uma profissão muito importante e tem que ser valorizada", disse a estudante.

Também está previsto para o dia 20 de abril, a realização de uma carreata. A categoria de enfermagem reivindica também a aprovação do PL 459, que regulamenta a aposentadoria especial para a categoria. 

Edição: Heloisa de Sousa