Paraíba

CULTURA POPULAR

Coco de Roda, Ciranda e Mazurca são declarados patrimônios culturais da Paraíba

Lei de autoria da deputada Cida Ramos (PSB) foi sancionada pelo governador João Azevêdo (Cidadania)

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Coco de roda no Gurugi, Conde (PB). - Reprodução

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (11) a Lei 11.948/2021, de autoria da deputada Cida Ramos (PSB).

::Coco de Roda Novo Quilombo lança CD "Da Brincadeira à Resistência"::

A sanção da lei reconhece as manifestações culturais de Coco de Roda, Ciranda e Mazurca como Patrimônios Culturais e Imateriais da Paraíba. São expressões plurais, com ritmo marcado por instrumentos percussivos, riqueza na linguagem poética, danças, cantos e vestimentas características. A diversidade de identidades também está presente nas danças, que por vezes não possuem apenas caráter profano e adentram em celebrações religiosas.

“Tais manifestações representam parte fundamental da formação histórico-cultural da identidade brasileira, em especial a nordestina”, disse Cida Ramos.

A sanção da Lei atende a pedidos de movimentos culturais do estado, tanto de integrantes de grupos tradicionais quanto de novos movimentos de estudos e pesquisas sobre o Coco de Roda, a Ciranda e a Mazurca.

::O coco de roda e a luta pelo direito à terra na Paraíba::

Agora, o Governo do Estado deverá promover, com a sanção da Lei, a divulgação dessas formas de expressão popular em escolas públicas estaduais, nos festejos juninos e em feiras de arte e cultura promovidas pelo Estado.

Edição: Heloisa de Sousa