Paraíba

13 DE MAIO

II Conversas Negras será na próxima quarta (12) sobre criação do Museu da Diáspora

O Museu da Diáspora Africana na Paraíba é uma reivindicação do Movimento Negro desde os anos 2000

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Divulgação - Card

A segunda edição do "Conversas Negras: Lugar de Memória da População Negra na Paraíba" acontece na próxima quarta-feira (12), às 19h, com as participações: Mestra Ana Rodrigues (geógrafa, Côco do Quilombola Ipiranga/Gurugy), Joana Flores (museóloga e doutoranda na Uneb/Bahia), e facilitação de Solange Banto Rocha (historiadora, Bamidelê-OMN/PB e NEABI/UFPB).

A proposta é estabelecer um diálogo com integrantes da sociedade civil acerca da criação de um lugar da memória da população negra no estado, elaborar uma proposta museológica produzida de forma coletiva e colaborativa, em diálogo com sociedade civil, ativistas e especialistas do campo dos estudos da memória, museologia, história entre outros.

“O Museu da Diáspora Africana na Paraíba é uma reivindicação do Movimento Negro local efetuada nos anos iniciais de 2000”, conta Solange Rocha, mediadora do evento.

Segundo ela, na época, houve uma formalização junto ao poder público em prol do Museu, mas não obteve ações concretas.

“Lutamos pelo enfrentamento ao racismo institucional, o reconhecimento e fortalecimento de identidades e de um equipamento público para expor as memórias com representações positivas sobre mulheres, crianças e homens negros, agregar saberes comunitários, assim como a formação. Poderá ser também um lócus para a aplicabilidade da Lei 10.639/2003 (Educação das Relações Étnico-Raciais, História da África e da Cultura Afro-Brasileira). Desde 2020, ativistas-pesquisadoras/es, em parceria com a Bamidelê e o NEABI/UFPB têm dinamizado este debate político com o propósito de conquistar o direito à memória, um direito social ainda não cumprido a para gente afrodiaspórica da Paraíba”, comenta ela.

O evento faz alusão ao 13 de maio - Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo e é uma realização da Bamidelê - Organização de Mulheres Negras na Paraíba, em parceria com o NEABI/UFPB e a Abayomi - Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba.

Para participar do debate, que acontecerá na plataforma Zoom, é necessário fazer inscrição neste link. Os dados devem ser preenchidos e em seguida a/o participante receberá o link da sala e o certificado digital. 

O evento tem o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e do Fundo Social Elas.

 

 

Edição: Heloisa de Sousa