Paraíba

ARTES

Exposição 'Uno, diverso e outros bichos', de Hywkesen Lima acontece nesta quinta (22)

A coleção de telas aborda figuras de diversos animais, unidas como um mosaico, para formar um todo

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Hywkesen Lima - Artista lança Exposição “Uno, diverso e outros bichos” nesta quinta-feira (22) - Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (22) acontece o lançamento virtual da exposição “Uno, diverso e outros bichos”, do artista plástico Hywkesen Lima. A coleção de telas aborda figuras de diversos animais, de modo semelhante a um mosaico, no qual partes distintas se integram para formar um todo. 


Divulgação / Foto: Reprodução

“A proposta é retratar uma afetiva identificação com o meio ambiente e os seres vivos, a multiplicidade de vida que cada animal carrega dentro de si, utilizando o recurso da pareidolia, que consiste na dedução de uma forma ou padrão a partir de outro. O resultado é uma arte que integra o traço mais simplificado ou abstrato, assim como as formas presentes na natureza e como os múltiplos seres vivos podem compor o imaginário, trazendo uma percepção diferenciada dos animais, uma das marcas da poética do trabalho de Hywkesen Lima”, comenta Gabriela Arruda, produtora cultural.


Divulgação / Foto: Reprodução

A exposição virtual “Uno, diverso e outros bichos” é um projeto que conta com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, lei federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020, com apoio da Funjope – Fundação Cultural de João Pessoa através do Edital de Chamada Pública nº 005/2020.


Divulgação / Foto: Reprodução

As obras estarão em exposição no instagram do artista @hywkesen e estarão disponíveis para venda.


Divulgação / Foto: Reprodução

Sobre o artista

Nascido e residente no centro histórico de João Pessoa (PB), Hywkesen Lima desenha e pinta desde a infância, principalmente com desenhos em grafite a partir da imaginação, de
desenhos animados, de revistas etc. 

Na adolescência, passa a praticar a pintura. Através da reciclagem de materiais, faz pinturas abstratas em papéis, cartões e papelão, concomitantemente com pinturas em tecido. Sua técnica é aprimorada trabalhando com figurativo (animais e retratos), no qual destacam-se trabalhos na técnica acrílica sobre Eucatex/Tela. 

É formado em Filosofia, também com Mestrado na área pela UFPB. Fez o curso de
História da Arte na Galeria Gamela (2001) e Desenho e Pintura no Sesc-PB e segue
aperfeiçoando seus conhecimentos nas artes visuais de forma autodidata.

SERVIÇO
Exposição virtual “Uno, diverso e outros bichos”, de Hywkesen Lima
Lançamento: 22/04/2021
Local: Instagram - @hywkesen
Telas disponíveis à venda.

Edição: Heloisa de Sousa