Paraíba

BALANÇO DA 1° RODADA

Botafogo e Treze confirmam favoritismo e começam Campeonato Paraibano com pé esquerdo

Campinense perde pela primeira vez em uma estreia de certame desde 2008. Segunda rodada inicia hoje à noite.

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Balanço da primeira rodada do Campeonato Paraibano. - Reprodução

Na última quarta-feira (14), iniciou-se o campeonato paraibano 2021 com o jogo Treze x Atlético-PB. O Trovão Azul de Cajazeiras, que fez uma excelente campanha no último campeonato, estreou contra o Treze em Campina Grande, o qual, diferentemente do Atlético, já vinha jogando na atual temporada. Na Copa do Nordeste, o Galo da Borborema até disputou uma vaga para as quartas de finais.  Entretanto, com o empate com o Sport-PE, acabou amargando a 5° colocação no grupo A do Nordestão, ficando atrás do Sampaio Correia do Maranhão. A estreia do Galo no paraibano, por outro lado, foi boa e o Treze goleou o Atlético-PB por 4 x 0, com três gols de Birungueta, meia que foi um dos destaques da equipe trezeana na Lampions League.

O campeonato deu continuidade na quinta-feira com o Botafogo em campo. O Belo da Maravilha enfrentou o Dinossauro do Sertão e saiu com um resultado positivo. É consenso geral as dificuldades que o Sousa impõe aos seus adversários no sertão, entretanto o Belo fez um jogo pragmático e saiu com os três pontos. Em lance de oportunismo, Marco Aurélio pegou o rebote do pênalti desperdiçado e colocou o Belo na frente. Entretanto, o destaque da equipe da capital foi, justamente, o goleiro Felipe, o qual defendeu um pênalti e garantiu a vitória do Botafogo.

No sábado e no domingo, tivemos a continuação da primeira rodada. Na cidade de Patos, o Nacional empatou com a Perilima por 1x1. Os dois gols foram marcados no 2º tempo, com destaque ao gol da Perilima, que empatou o jogo aos 43 minutos finais. Ótimo resultado pra o time de Campina Grande, que começa o campeonato já pontuando contra um adversário tradicional e difícil.

Já a Raposa da Bela Vista decepcionou ao perder para o São Paulo Crystal. Eles se enfrentaram no estádio Carneirão e o time de Cruz do Espírito Santo ganhou o jogo por 2x1, com gols de Biro Biro e Leandro Nunes; Marcos Nunes marcou pelo Campinense. É importante, também, salientar que as condições do gramado eram péssimas e prejudicou muito o estilo de jogo da equipe do Campinense, a qual tem como característica jogar com a bola no chão. Entretanto, o Tricolor de Cruz do Espírito Santo não tinha nada a ver com isso e conseguiu um belíssimo resultado. A equipe de Campina Grande sofre a primeira derrota em uma abertura de estadual desde 2008, quando perdeu para a equipe do Queimadense.

A segunda rodada do Campeonato Paraibano começa hoje com Botafogo x Treze jogando no Almeidão a partir de 20h. Amanhã, o Perilima recebe o Sousa no estádio Amigão, em Campina Grande, às 16h. No sábado, também às 16h, o Atlético-PB enfrenta o São Paulo Crystal no Perpetão, em Cajazeiras. E, completando a rodada, o Nacional de Patos vai à Campina Grande encarar o Campinense às 16h do domingo no Amigão.

Edição: Heloisa de Sousa