Paraíba

ABSURDO

Vacinação contra Covid-19 é suspensa em João Pessoa

Medida ocorreu devido a falha em um dos lotes da Coronavac

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Coletiva de Imprensa sobre suspenção da vacinação contra Covid-19 em João Pessoa (PB). - Reprodução

Esta terça (13) amanheceu com notícia de aglomeração de idosos em busca da vacina contra a Covid-19. Faltou doses e a vacinação teve que ser suspensa. A Prefeitura convocou uma coletiva de imprensa, realizada na tarde desta terça (13), para explicar o que ocorreu.

O secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, explicou que a falta de doses na Capital é por conta da falta de envio de doses da Cononavac e por seguir a orientação de aplicar a reserva de segunda, além da aplicação de 21 mil doses em pessoas que não moram em João Pessoa.

Fábio Rocha anunciou que a vacinação de segunda dose será realizada após o 28° dia da primeira. Segundo ele, o processo de imunização, conforme a informação do diretor-presencial do Instituto Butantan, Dimas Covas, mudou de parâmetro com os avanços dos estudos sobre a Covid-19. “As pessoas podem ficar tranquilas porque a vacina do Butantan poderá ser aplicada a partir de 28 dias. A estrutura montada, com respeito a todos os protocolos sanitários, nos permite dizer que havendo vacina, estamos preparados para imunizar em mais de 60 locais simultaneamente. Tranquilizamos a população, conforme informações técnicas do Plano Nacional de Imunização que, assim que houver as doses disponilibilizadas, as pessoas deverão buscar os postos para atualizar a sua situação vacinal”, destacou.

::Últimas notícias da vacina: Butantan suspende produção e Anvisa autoriza mais testes::

“É melhor ter alguém meio vacinado do que que ter um não vacinado”, disse o secretário.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Alline Grisi, “por causa dessa falha, tivemos que estabelecer a oferta por agendamento para evitar o que, infelizmente, se confirmou – a corrida de um número acima do esperado para os postos”.


Aglomeração de idosos nessa terça (13), em busca da segunda dose da vacina contra Covid-19. / Reprodução

::Ver. Marcos Henriques protocola denúncia no MPPB por aglomeração na fila da vacina::

“Além disso, vem sendo observado que boa parte da população tem buscado a segunda dose apenas 14 dias após a primeira aplicação, o que prejudica a resposta imunológica e atrapalha o atendimento de todos, inclusive daqueles que foram cadastrados”, explicou Fernando Virgolino, diretor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa.

2ª dose da Coronavac

O Instituto Butantan informou que a orientação sobre a segunda dose da Coronavac sofreu uma alteração. Inicialmente, a indicação era aplicar a dose de reforço entre 14 e 28 dias após a primeira. Segundo a nova recomendação, deve ser aplicada 28 dias depois e, mesmo passando desse prazo, não há perda na imunização. Portanto, segundo o Instituto Butantan, em caso de atraso na entrega da Coronovac, a segunda dose poderá ser aplicada a partir de 28 dias após a aplicação inicial da vacina, sem prejuízo à imunização.

O governador da Paraíba se posicionou nas redes sociais dizendo que até sábado novas doses de vacinas contra Covid-19 devem chegar à Paraíba.


Posicionamento do Governador da Paraíba, João Azevêdo / Reprodução

 

Edição: Heloisa de Sousa