Paraíba

LUTO NA CULTURA

Morre cineasta e editor Ely Marques vítima de complicações da covid-19

Ele estava internado há cerca de dez dias e não resistiu à covid-19

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Arquivo Pessoal - Foto: Reprodução

A comunidade artística e cultural de João Pessoa sofreu um grande choque com a perda inesperada de Ely Marques, 40 anos, editor de imagens e cineasta, neste sábado (3). Ele estava internado há cerca de dez dias no Memorial São Francisco, em João Pessoa. Ely sofria de asma e não resistiu às complicações da covid-19.

Formado em arte e mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), trabalhou em dezenas de filmes, curtas e longas-metragens como diretor, editor e produtor. Dirigiu seu primeiro curta, o documentário "Um Fazedor de Filmes", em 2007, e sua primeira ficção "O Plano do Cachorro" em 2009, um curta-metragem.

Fez pós-graduação em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e atuou em mais de 30 filmes, documentários, ficções, curtas e longas-metragens.

Era filiado ao PSOL desde 2003. O partido publicou uma nota de pesar onde destacou que Ely era rigoroso quanto às medidas de isolamento social.

Leia a nota do partido:

Ely, Presente!

Hoje perdemos um grande companheiro lutador do povo, Ely Marques. Ely se aproximou do PSOL em 2013, já chegou ganhando nossos corações e ocupando importante espaço em nosso partido. Atualmente nosso companheiro era membro da Direção Estadual do PSOL e tesoureiro da Direção Municipal na capital. Nas eleições ele não saiu de casa, até documentos de abertura de conta bancária e atas foram levados para ele assinar em casa, e mesmo de casa, foi o principal responsável por nossa comunicação, nossos programas de rádio e tv, nossas decisões políticas.

A vontade de viver era percebida por todas/os, sua sensibilidade e respeito ao outro sempre foi uma marca do companheiro. Ely foi decisivo em várias questões políticas, sua sensibilidade e franqueza permitiu ele, em várias vezes, ser um dos/as primeiros/as a perceber questões decisivas para ajustar nossa política.

Sua militância no movimento cultural é reconhecida por todas/os. Sua luta sempre foi antissistêmica, era sua marca nos diferentes espaços de atuação.

Não tem nota ou palavra que conforte a família, as/os amigas/os ou companheiras/os de militância, a dor da partida é enorme, uma morte que poderia ser evitada, a vacina poderia ser uma realidade há meses, não fosse o negacionismo e a política genocida tão combatida pelo companheiro Ely em sua luta.

Deixamos nossa solidariedade em especial a sua companheira Cláudia (que também foi contaminada pelo COVID, desejamos a sua recuperação breve), aos/as familiares, amigas/os e companheiras/os de luta do querido Ely Marques.

Seguiremos sua luta, Ely. Somos gratos/as por toda sua generosidade e companheirismo. 

Ely, Presente!

Parahyba, 03 de abril de 2021

ireção Estadual do PSOL/PB
Direção Municipal do PSOL Parahyba

O Fest Aruanda também publicou uma nota:

Fest Aruanda - Nota de pesar!

É com forte comoção e uma elevada dose de indignação que nos irmanamos nesse momento ante a lancinante e absolutamente prematura morte de Ely Marques, neste sábado (3), em decorrência da Sars Covid-19.

Ely era não apenas um editor de imagens e realizador. Foi em sua curta existência – algo mais injusto que morrer aos 40 anos?!? – um parceiro, amigo e, sobretudo, exímio mediador de diálogos em um universo multifacetado por excelência. Sua habilidade o fazia transitar em todas as searas com cordialidade e reconhecida civilidade, mas sem nunca abdicar de seus princípios que os defendia com eloquência, seja no campo do audiovisual, seja enquanto nome qualificado dos quadros do PSOL paraibano.

Nos últimos anos ele firmou profícuas e salutares parcerias com o Fest Aruanda que só agregaram valor inestimável ao festival, além de sua presença cativa em todas as edições na Cinépolis como espectador atento e/ou como diretor. Uma das últimas contribuições conosco foi como editor, na montagem do VT dedicado ao mestre João Carlos Beltrão, homenageado em 2020. 

É com essa imagem que nos despedimos e nos solidarizamos com sua companheira Cláudia Silveira, pais, irmãos, parentes e a ‘grande família do batente’, todos abrigados no Fórum do Audiovisual da Paraíba que lamenta e chora sua partida antes da hora neste fatídico fim de semana. 

Ely, presente!
João Pessoa, 3 de Abril, 2021. 
Fest-Aruanda do Audiovisual Brasileiro.

Edição: Heloisa de Sousa