Paraíba

1 ano

Festival #EuFicoEmCasaPB começa nesta quinta (18), às 20h; transmitido pelo youtube

Festival apareceu como um alerta para manter a classe artística viva e, esse ano, conta com shows de 16 artistas

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Festival #EuFicoemCasaPB 1 ano - Reprodução

Começa nesta quinta (18), o Festival #EuFicoEmCasaPB. O evento, que é gratuito, segue até o dia 21 de março, vai ser transmitido de forma online pelo canal do youtube: 'Artistas da Paraíba'  e conta com shows exclusivos de 16 artistas selecionados pelo público, após oito dias de votação. O Festival #EuFicoEmCasaPB - 1 Ano é uma realização do Fundo Municipal de Cultura (FMC) - Funjope e Prefeitura Municipal de João Pessoa, com recursos da Lei Aldir Blanc e do Governo Federal. 

Puderam se inscrever nesta edição todos artistas que participaram de edições passadas do festival. Após esta etapa, o público pôde votar em até cinco artistas que gostariam de assistir no evento. Após 20 mil votos, o line-up foi definido. O diverso time de artistas vencedores é formado por Adeildo Vieira, Beto Preah Parahyba, Chico Limeira, Cristiano Oliveira, Elon, Erick von Sohsten, Escurinho, Lua Alves, Lua Isa, Nathalia Bellar, Pedro Índio Negro, Polyana Resende, Renata Arruda, Sandra Belê, Totonho e Yuri Gonzaga. Além da premiação destinada a cada um dos selecionados, uma vaquinha virtual já está disponível para contribuição do público. A quantia arrecadada será destinada a trabalhadores e trabalhadoras da cultura que estão incapazes de exercer suas atividades no momento.

Sobre o evento

O que começou com 30 pessoas num grupo de WhatsApp, tornou proporções significantes. Entre março e maio de 2020, o webfestival #EuFicoEmCasaPB agregou bandas, atores, dançantes e escritores para um grande movimento cultural durante o cenário atual de pandemia. A iniciativa foi idealizada pela produtora cultural Dina Faria, que deu o pontapé inicial para que artistas e agentes culturais se unissem pela conscientização da população em se precaver contra o coronavírus, principalmente a partir do distanciamento social. 

O festival apareceu como um alerta para a importância de ficar em casa enquanto mantém a classe artística viva, já que com comércios e eventos parados, a categoria, que vive de cachês e ingressos, é uma das grandes afetadas no cenário do Covid-19. Através de “chapéu virtual”, o público pôde fazer doações de dinheiro para os artistas que vivem de suas artes em tempo integral. 

Juntando as quatro edições, o #EuFicoEmCasaPB alcançou 290.000 pessoas no Brasil, Espanha, Portugal e Argentina, além de contabilizar mais de 40 mil visualizações no YouTube. Durante as 60h de transmissão, 111 atrações se apresentaram no evento.

Em dezembro, o festival #EuFicoEmCasaPB venceu o Prêmio Criativos 2020 de João Pessoa - PB; em 2021, venceu o I Prêmio Toroh de Música Independente da Paraíba na categoria Melhor Evento/Festival.

O evento será comandado pelas apresentadoras Val Donato e Gi Ismael.

Confira a programação completa: 

18/03 | QUINTA-FEIRA


Programação do dia 18/03; Festival #EuFicoEmCasaPB 1 ano / Reprodução

20h Cristiano Oliveira

20h30 Erick von Sohsten

21h Polyana Resende

21h30 Escurinho

 

19/03 | SEXTA-FEIRA

20h Lua Isa

20h30 Adeildo Vieira

21h Yuri Gonzaga

21h30 Nathalia Bellar

 

20/03 | SÁBADO

20h Lua Alves

20h30 Elon

21h Sandra Belê

21h30 Totonho

 

21/03 | DOMINGO

20h Beto Preah Parahyba

20h30 Pedro Índio Negro

21h Chico Limeira

21h30 Renata Arruda

 

Confira como assistir o Festival #EuFicoEmCasaPB:

Acompanhe no Instagram: www.instagram.com/euficoemcasapb

Acompanhe nosso site: www.artistasdapb.com.br 

Edição: Heloisa de Sousa