Rio Grande do Sul

HOMENAGEM

Ex-reitor da UFPel, Pedro Hallal será homenageado no Parlamento gaúcho

Maior honraria do Legislativo reconhece o trabalho prestado pelo epidemiologista ao Rio Grande do Sul durante a pandemia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Pedro Hallal, ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Reprodução

O ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal, que recentemente teve que assinar um “termo de ajustamento de conduta” por fazer críticas ao presidente Jair Bolsonaro, será homenageado com a Medalha Mérito Farroupilha. Por indicação do deputado estadual Zé Nunes (PT), o Parlamento gaúcho aprovou, nesta terça-feira (9), a escolha de Hallal para receber a maior honraria do Legislativo estadual, em reconhecimento ao trabalho prestado ao Rio Grande do Sul durante a pandemia.

Epidemiologista, Pedro Hallal é coordenador da pesquisa EPICOVID-19, o primeiro e maior estudo brasileiro que investiga o número de infectados pelo novo coronavírus. A pesquisa iniciou no RS e foi ampliada para todo o Brasil, identificando que o número de casos notificados de covid-19 não reflete a real prevalência da doença na população.

Para o deputado Zé Nunes, diante da maior crise sanitária desta geração, é fundamental respaldar evidências, méritos e atitudes positivas como as iniciativas do ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ao longo do último período. “Ele é responsável pela defesa da democracia e da autonomia universitária, levou o Rio Grande do Sul ao cenário nacional. Temos total convicção do merecimento desta indicação, e em nome do povo gaúcho, com muito orgulho reconheceremos o trabalho de Hallal”, explicou.

O ex-reitor recebeu a indicação com emoção. “Num momento tão polarizado como o que vivemos, fico emocionado em ter o trabalho reconhecido com essa homenagem do Parlamento gaúcho e do estado do Rio Grande do Sul. Dedico essa medalha a todas as famílias gaúchas que estão em luto pela perda de familiares durante a pandemia de covid-19. Somente juntos, e ouvindo a ciência, venceremos o coronavírus.”

Incomodo a setores bolsonaristas

Na sexta-feira (5), Hallal falou ao Programa Central do Brasil sobre o caso em que ele e seu colega, professor Eraldo dos Santos Pinheiro, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel, tiveram que assinar o TAC. “Nossa decisão de ter uma gestão compartilhada, de ter dois reitores, incomodou muito os setores bolsonaristas da sociedade”, explicou. Ele citou o deputado estadual Bibo Nunes (PSL-RS) que formulou a representação contra os professores na Controladoria-Geral da União (CGU).

O extrato do termo afirma que os professores proferiram “manifestação desrespeitosa e de desapreço direcionada ao presidente da República, quando se pronunciava como Reitor da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, durante transmissão ao vivo de Live nos canais oficiais do Youtube e do Facebook da Instituição, no dia 07/01/2021, que se configura como ‘local de trabalho’ por ser um meio digital de comunicação online disponibilizado pela Universidade”.

A punição aos dois professores da UFPel é mais um capítulo na escalada do governo Bolsonaro sobre as universidades públicas. No dia 7 de fevereiro, o Ministério da Educação enviou um ofício circular às universidades federais do país no qual recomenda que as instituições previnam e punam “atos político-partidários” realizados nos espaços das instituições. Após repercussão negativa, o MEC recuou da decisão.

Quem é Pedro Hallal

Natural de Pelotas (RS), Pedro Hallal atuou como reitor da UFPel entre os anos de 2017 e 2020, onde foi o mais jovem professor a conduzir uma instituição federal de Ensino Superior no país. É atualmente docente associado da Universidade Federal de Pelotas no curso de graduação em Educação Física e nos programas de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia.

É um dos coordenadores da Coorte de 2015 de Pelotas, estudo de acompanhamento da saúde de todas as crianças nascidas na cidade, e do Observatório Global de Atividade Física. É um dos sócios fundadores e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013. É bolsista de produtividade 1A do CNPq. É editor-chefe do Journal of Physical Activity and Health.

* Com informações da Agência de Notícias da ALRS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko