Pernambuco

LUTA SINDICAL

Trabalhadores da educação protestam por vacina e interrupção das aulas em Pernambuco

Mesmo registrando mais de mil casos de covid-19 por dia, Governo do Estado não suspendeu aulas presenciais

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A Direção do Sintepe esteve na frente da Secretaria de Educação reivindicando a interrupção imediata de todas as atividades presenciais na rede pública de ensino estadual - Sintepe/Divulgação

Nesta quinta (4), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) realizou um protesto simbólico em frente a Secretaria de Educação do Estado, localizada no Recife. A pauta da mobilização é a interrupção imediata de todas as atividades presenciais nas escolas e outros locais de trabalho da rede pública de ensino. O Sindicato também reivindica que trabalhadores em educação - professores, administrativos e analistas - sejam incluídos na Primeira Fase da vacinação, já que a categoria trabalha diariamente com públicos diversos, de forma consecutiva e em locais fechados.

:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Em nota, o sindicato aponta que a paralisação das aulas presenciais é necessária para evitar a circulação do vírus "Essa é uma luta da nossa categoria desde outubro de 2020. Na Justiça, o governo conseguiu manter as atividades presenciais e o Sintepe foi multado por lutar pela vida. Desde então, denunciamos os recorrentes casos de contaminação e os alarmantes índices da COVID-19 em nosso estado. Temos uma ação tramitando no Tribunal de Justiça de Pernambuco, detalhando nossos motivos em defesa da vida e contra as atividades presenciais.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES PE), apenas ontem (03) Pernambuco registrou 1.613 novos casos de covid-19 e 38 mortes. Desde o início da pandemia, o estado tem 301.434 casos confirmados, com 11.030 pessoas que perderam a vida. Na rede pública, 92% dos 1.046 leitos de UTI espalhados em todo o estado estão ocupados. 

Edição: Vanessa Gonzaga