Rio Grande do Sul

MILITÂNCIA

MPA organiza análise de conjuntura e orientação à militância

Documento traz análise da situação brasileira, posicionamento do MPA e projeções para a militância atuar nos territórios

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Documento foi redigido durante a mais recente reunião da Direção Nacional do MPA - Divulgação MPA

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) lançou, nesta sexta-feira (19), um documento com os principais pontos da conjuntura e proposições para mudanças significativas. O documento foi redigido durante a mais recente reunião da Direção Nacional do MPA, realizada remotamente a partir de Salvador (BA), no dia 17 de janeiro. No texto, o movimento apresenta sua análise para a conjuntura nacional em seus vários aspectos e orienta a militância para as lutas do próximo período histórico.

O texto está organizado de forma a contemplar os novos elementos da conjuntura como a derrota de Trump, a eficácia da China no combate à pandemia a nível mundial e, vindo para o Brasil, as significativas mudanças entre a aliança de Bolsonaro com o Centrão. O MPA avalia que a autonomia do Banco Central, entregando a gestão financeira da Nação e do Estado aos bancos privados, foi um aceno forte à burguesia. Outros elementos como a estrutura de poder de Bolsonaro, a carestia dos alimentos, do gás de cozinha e do diesel, e também os crimes cometidos pela Lava-Jato e que começam a ser utilizadas na defesa de Lula aparecem também como pontos importantes a serem considerados.

No documento também aparecem projeções para a militância atuar nos territórios. A proteção individual e coletiva, atreladas à alimentação saudável, são pontos colocados como ordem do dia. Questões sobre o vírus e a possibilidade de vacinação também são colocadas em voga. O texto também chama atenção para as pautas unitárias neste momento: vacina gratuita para toda a população através do SUS; prorrogação do Auxílio Emergencial de R$ 600,00 até o fim da pandemia; alimento na mesa do todo o povo, emprego e renda; e fora Bolsonaro.

Clique aqui para acessar o documento na íntegra.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira