Paraíba

COVID AVANÇA

CRM/PB faz alerta sobre aumento da ocupação de leitos de UTI em hospitais da PB

Ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 56%

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Imagem: A. Bâeta/Prefeitura de São Luís - Foto

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) fez um alerta o sobre aumento da ocupação de leitos de UTI - Unidade de Terapia Intensiva ocupados por pacientes infectados com covid-19 em hospitais públicos e privados do estado.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgou boletim onde a média estadual é de uma internação de paciente com covid a cada 36 minutos.

Alerta mostra que a ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 56%; na Região Metropolitana de João Pessoa, os leitos de UTI para adultos  chegam a 68%.

Em Campina Grande estão ocupados 50% dos leitos de UTI adulto, e no sertão 78% dos leitos de UTI para adultos.

Nesta terça-feira (16), todos os 15 leitos de UTI Covid do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, estavam ocupados.

Já o Hospital da Unimed, na capital paraibana, suspendeu o agendamento de cirurgias eletivas devido ao cenário epidemiológico da cidade. Os procedimentos que já estavam autorizados, no entanto, serão realizados.

No Hospital da Unimed, apesar de ter havido um aumento no número de leitos Covid, há 40 pacientes internados na UTI, sendo 35 intubados. A taxa de ocupação de pacientes Covid no hospital já é superior à média registrada em maio do ano passado, período de pico da pandemia no estado.

Para Roberto Magliano de Morais, presidente do CRM-PB, as aglomerações dos últimos dias, mesmo não havendo o feriado de Carnaval, podem contribuir para esta situação se agravar ainda mais nos próximos dias. “Teremos dias difíceis e desafiadores para nós, médicos. Precisamos que a população se conscientize sobre a necessidade urgente de distanciamento social”.

O órgão alerta novamente que é preciso rigoroso respeito às normas sanitárias e o uso correto e constante de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social para conter a rápida disseminação do novo coronavírus.

Leia o boletim na íntegra:

CRM-PB alerta para o avanço na ocupação de leitos de UTI Covid em hospitais públicos e privados

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) está preocupado com o avanço na ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais públicos e privados do estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a Paraíba tem registrado uma média de 1 internação por Covid-19 a cada 36 minutos. Nas últimas 24 horas, 40 pessoas precisaram ser internadas em hospitais públicos por complicações da doença. Nesta terça-feira (16), todos os 15 leitos de UTI Covid do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, estavam ocupados.

No Hospital da Unimed, a maior unidade particular referência Covid em João Pessoa, a situação também é preocupante. Apesar de ter havido um aumento no número de leitos Covid, há 40 pacientes internados na UTI, sendo 35 intubados. A taxa de ocupação de pacientes Covid no hospital já é superior à média registrada em maio do ano passado, período de pico da pandemia no estado.

Para o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais, as aglomerações dos últimos dias, mesmo não havendo o feriado de Carnaval, podem contribuir para esta situação se agravar ainda mais nos próximos dias. “Teremos dias difíceis e desafiadores para nós, médicos. Precisamos que a população se conscientize sobre a necessidade urgente de distanciamento social”, disse o presidente.

O CRM-PB alerta mais uma vez que é preciso rigoroso respeito às normas sanitárias. Para conter a rápida disseminação do novo coronavírus é necessário o uso correto e constante de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.

Edição: Maria Franco