Paraíba

PESAR

Morre senador José Maranhão (MDB-PB), aos 87 anos, em decorrência da Covid-19

Ele foi internado durante a campanha eleitoral de novembro, na qual era sempre visto sem máscara e em aglomerações

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Aos 87 anos, Maranhão, (ao centro) estava quase sempre sem máscaras e em meio a aglomerações - Foto


O senador e ex-governador da Paraíba, José Maranhão (MDB), faleceu na noite desta segunda-feira (08) em decorrência de complicações da covid-19. O parlamentar estava internado há 71 dias, desde que foi diagnosticado com a doença, durante a campanha eleitoral para as prefeituras, em novembro.

O senador era o parlamentar mais velho da atual legislatura no Senado. Foi deputado estadual (por quatro mandatos), deputado federal (por três mandatos) - inclusive foi deputado constituinte, senador, vice-governador e governador por quase três mandatos.

Após votar no segundo turno das eleições municipais, em 29 de novembro, Maranhão passou mal e foi internado no Hospital Urquiza Wanderley, em João Pessoa (PB). Seu quadro de insuficiência respiratória evoluiu para uma pneumonia e na madrugada do dia 3 de dezembro teve de ser transferido para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. 

Embora fosse do grupo de risco, Maranhão era visto constantemente em locais públicos sem máscara. Durante a campanha eleitoral para as prefeituras, em 2020, publicou diversas fotos em meio a aglomerações, aumentando o risco de contágio.

Em setembro, participou da inauguração da Usina Solar Coremas, em Coremas-PB, ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Tanto Maranhão quanto Bolsonaro estavam sem equipamentos de proteção.

“É mais uma vítima dessa doença maldita, que não teria matado tanta gente se o Brasil tivesse um presidente que realmente se preocupasse com a saúde do povo. A Paraíba perde um político de vida pública admirável, que deixa um grande legado. Que Deus o tenha em Seus braços eternos”, publicou o deputado federal Frei Anastácio, em suas redes.

José Maranhão é o segundo ex-governador paraibano, que pertencia ao grupo de risco, que é ceifado em decorrência da covid-19: o outro foi Wilson Leite Braga, que faleceu em 17 de maio de 2020. Wilson Braga tinha quase 70 anos de vida pública e exerceu os mais diversos cargos: Vereador, Prefeito, Deputado Estadual, Federal e Governador.

O senador Maranhão também é a segunda vítima de covid-19 dentre os membros do Senado, desde o início da pandemia. Em outubro de 2020, morreu o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), em decorrência de falência múltipla dos órgãos, após cerca de um mês internado. Arolde era o segundo senador mais idoso da legislatura, com 83 anos de idade.

 

Edição: Maria Franco