Paraíba

RIO SÃO FRANCISCO

Deputados Jeová, Buba e Cida Ramos requerem Audiência para discutir Transposição

Bombeamento de águas está parado e não chega à Paraíba desde fevereiro de 2020

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card

O bombeamento das águas da transposição do rio São Francisco, no trecho do canal Eixo Leste, na cidade de Monteiro, está paralisado há cerca de um ano. O trecho do Eixo Leste da Transposição, que abastece a Paraíba, foi inaugurado em 2017, em Monteiro, pelo então presidente interino, Michel Temer. 
Com várias interrupções de 2017 para cá, o abastecimento foi interrompido em fevereiro de 2020, prejudicando pelo menos 44 cidades paraibanas.

A deputado Cida Ramos, juntamento com os deputados Jeová Campos e Buba Germano (todos do PSB), fizeram requerimento para realizar uma audiência pública com importantes instâncias do poder público, MPF, Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado e movimentos sociais em defesa da transposição, dentre outros. 


Reprodução / Card

“Nossa objetivo será debater o motivo da paralisação e o que será feito para sanar os graves problemas estruturais decorrentes do abandono por parte das autoridades responsáveis”, comenta Cida Ramos. “O canal da transposição em Monteiro representa, sobretudo, a resistência e luta de um povo que quer água e o direito de viver. Ele foi criado para reforçar a segurança hídrica, acabar com a seca, auxiliar agricultores e abastecer os municípios paraibanos. Sendo assim, é fundamental que haja uma resposta efetiva do Estado para que a Paraíba volte a ser contemplada com as águas do rio São Francisco. Transposição é vida!”, conclui ela.

Já o deputado Jeova Campos enfatiza que o Projeto de Integração do Rio São Francisco levará água para 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, contemplando cerca de 390 municípios. 

O empreendimento hídrico é composto por dois eixos de transferência de
água: Norte, com 260 quilômetros de extensão; e Leste, com 217 quilômetros. As
estruturas captam a água do Rio São Francisco, no interior de Pernambuco, para abastecer adutoras e ramais que vão perenizar rios e açudes existentes na região.
 

Edição: Maria Franco