Minas Gerais

SOLIDARIEDADE

Campanha “Nossas Amálias” recolhe fraldas geriátricas para idosos de periferias de BH

A campanha recebe materiais, equipamentos médico-hospitalares presencialmente ou dinheiro por vaquinha online

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Dona Rosária conhece o tataraneto
Dona Rosária conhece o tataraneto, Miguel, pela primeira vez. Da esquerda para a direita: Dona Evangelista, Dona Rosária, Miguel e Isabela - Créditos: Divulgação

Até o dia 12 de dezembro, a campanha “Nossas Amálias: conforto para quem sempre foi colo”, organizada pela força-tarefa do Periferia Viva, arrecada doações de fraldas geriátricas e equipamentos médico-hospitalares para pessoas idosas atendidas por iniciativas sociais.

Local e horário para recebimento de doações é Rua David Campista, 247, Floresta, Belo Horizonte, às terças e quintas-feiras, das 10h às 17h. O valor arrecadado pela vaquinha online será destinado exclusivamente para a compra de fraldas geriátricas para os idosos atendidos por 5 iniciativas.

A campanha tem o objetivo de juntar recursos e materiais para promover o conforto de idosos que vivem em situação de vulnerabilidade de BH e Minas.

Por que a campanha?

Com a pandemia, os cuidados com as pessoas mais velhas de regiões com maior vulnerabilidade social viraram uma preocupação maior para as lideranças comunitárias. Isso porque a crise sanitária aprofundou a pobreza, o que coloca as populações já marginalizadas em condições piores.

O nome da ação é uma homenagem a Dona Amália Moura, liderança comunitária do Morro das Pedras, na região Oeste de BH, hoje com 86 anos. Dona Amália foi uma das fundadoras da Associação Comunitária da Vila São Jorge e é referência de cuidado e acolhimento no território onde viveu por décadas.

Entidades da sociedade civil organizada serão beneficiadas pela campanha Nossas Amálias:

• Dreminas - sediada na região hospitalar, atua em todo o estado de Minas Gerais

• Mães do Anel - localizadas no bairro Madre Gestrudes

• Associação Cultural Social Desportiva dos bairros Jardim América, Nova Granada e adjacências - ACSCD - atua na Zona Oeste de BH, no Nova Granada e Morro das Pedras

• Centro de apoio e combate ao câncer Itapoã - bairro Vila Clóvis

• Campanha Solidária - atuação na Vila Maria e Jardim Vitória

Quem realiza

O Periferia Viva é uma realização da AIC - Agência de Iniciativas Cidadã, em parceria com o Fórum das Juventudes da Grande BH, a Laço Associação de Apoio Social e o grupo de pesquisa Mobiliza da UFMG. A ação desenvolveu uma plataforma online que reúne diversas estratégias de enfrentamento à Covid-19 nas periferias de Belo Horizonte e região metropolitana. Acesse em: www.periferiaviva.org.br.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Edição: Rafaella Dotta